
Sofre de alergias? Estas raças de cães e gatos são seguras para adotar
Encontre um patudo que lhe traga muita alegria (e poucos espirros).
Encontre um patudo que lhe traga muita alegria (e poucos espirros).
A razão pela qual algumas substâncias desencadeiam alergias e porque é que não o fazem em todas as pessoas não é ainda muito clara, mas a história de outras alergias na família (a chamada atopia) parece ser o principal fator predisponente.
Sangue, sémen e fezes transmitem micro-organismos, tal como as dentadas de humanos e animais e outras feridas que rompem a pele e que, desta forma, podem permitir que os micro-organismos disseminados invadam o corpo
Francisco foi internado com pneumonia e entretanto foi revelado que o seu quadro clínico se complicou. À SÁBADO, o infecciologista Jaime Nina explica que "é uma causa de morte que não é rara", dependendo do estado em que está o aparelho respiratório.
Doença considerada erradicada na Europa, atinge crianças com menos de cinco anos e pode levar à paralisia ou até mesmo à morte.
Seja o pingo no nariz, a comichão nos olhos, tosse ou espirros, os casos de alergias estão a disparar. O problema não é de hoje, mas o nosso estilo de vida tende a piorá-lo.
Foram registados 200 casos de tosse convulsa nos primeiros quatro meses de 2024, quando em todo o ano anterior tinham sido registados 22.
No check-in, o primeiro espirro. Nada de alarmes a soar, só um “bless you” pouco algarvio mas muito hospitaleiro.
A culpa é das alterações climáticas. Este ano as reações alérgicas começaram mais cedo e os especialistas notam um crescimento dos casos.
Purificadores de ar da marca portuguesa tratam o ar, evitando os problemas respiratórios e o desconforto dos alérgicos na primavera e no verão.
Dias curtos, noites longas, frio e chuva. É a atmosfera de fim de ano a convidar-nos ao aconchego. Mas também tempo de infeções respiratórias. Para o ajudar a passar este período com saúde e conforto, as Farmácias Portuguesas lançaram a campanha especial de cuidados de inverno “Por um Natal cheio de magia e bem-estar”.
As medidas do controlo da pandemia foram "muito eficientes a bloquear e a mitigar as infeções respiratórias" mas agora deixam-nos cada vez mais expostos a outros vírus.
A matéria orgânica libertada alimenta outros organismos, como caracóis, estrelas-do-mar e vermes tubulares se alimentam.
Respirar melhor é também viver melhor. Em Portugal, e exportando para mais de 60 países, a Airfree purifica o ar dos espaços internos, contribuindo ara os manter mais seguros.
Este Inverno foi longo e escuro, numa tentativa de nos fazer perceber o que queremos evitar: quem somos e porque somos. Desta vez, não apenas a nível individual, uma espécie de imersão pessoal que nos confronta com a nossa vulnerabilidade, mas também global, numa outra imersão, colectiva, mais difícil de explicar.
A doença não tem cura e afeta um em cada três portugueses – mas tem vários tratamentos. Os especialistas aconselham a fazer mais do que uma terapêutica e a não desistir perante o que parece ser impossível de derrotar.