Sábado – Pense por si

Editorial

Ainda as escutas incómodas

O argumentário das escutas telefónicas malévolas nunca o refere, mas o que vários críticos do MP questionam é as escutas a políticos e a altos responsáveis do poder económico e social. É nestes que o real interesse está centrado.

António José Vilela

O grande plano de José Veiga para conseguir um banco

Para tentar concretizar os negócios envolveu o então CEO do Banco Carregosa, um alto quadro do BES e Miguel Relvas. A investigação da PJ terminou no fim de 2022, mas o MP adiou o fim do caso porque mandou transcrever de forma integral mais de mil escutas telefónicas. O caso arrasta-se há 10 anos, mas recentemente Veiga conseguiu que um juiz de Cabo Verde lhe libertasse cerca de €60 milhões que estavam apreendidos a pedido das autoridades portuguesas. Depois, tentou transferir quase €37 milhões – e nasceu um novo processo.

joão felix
SÁBADO

Justiça investiga venda de João Félix do Benfica ao Atlético de Madrid

O Benfica vendeu o jogador ao Atlético de Madrid por 120 milhões de euros, mas recebeu do clube espanhol 126 milhões de euros. Oficialmente, estes seis milhões de euros pagos a mais pelo clube madrileno dizem respeito a custos do financiamento da operação, mas as escutas telefónicas colocam em causa esta versão do Benfica.

Carlos Rodrigues Lima

Operação Prolongamento: o "saque" à Altice e ao FC Porto

Pinto da Costa foi alvo de escutas telefónicas durante vários meses. A investigação seguiu-lhe os passos e até acompanhou um almoço com os empresários Pedro Pinho e Hernani Vaz Antunes. Procurador diz que houve desvio de fundos das duas sociedades

Rui Avelar

Advogado alerta para ilações tiradas indevidamente das escutas telefónicas

Advogado de técnico das Finanças defende que os cidadãos deviam estar descansados quando falam ao telefone e alega que escutas só podem ser autorizadas por um juiz e quando essa é a única forma de fazer prova do crime. Processo em Coimbra tem a ver com o acesso a informação pessoal de um homem, alegadamente a pedido da ex-mulher.

SÁBADO

Ivo Rosa impediu escutas a suspeitos iraquianos do Daesh

Depois de autorizar as escutas telefónicas aos dois irmãos iraquianos detidos na semana passada por suspeitas de crimes de terrorismo, Ivo Rosa considerou que quatro meses eram suficientes e não renovou o pedido de escutas.

António José Vilela

Por dentro do milionário negócio do hidrogénio

A SÁBADO revela as suspeitas de um caso que até já envolveu escutas telefónicas com o primeiro-ministro, António Costa. Fique a conhecer os protagonistas, as ligações perigosas e um projeto de que o Governo deixou de falar em público.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h