Sábado – Pense por si

Relatório minoritário

O papão (e outros contos)

Uma leitura, talvez ao contrário do publicitado, mas baseada nos factos, sobre as eleições em França. O velho contrarrevolucionário Charles Maurras dizia que o que parece é. Mas não neste caso, em que existem vitórias visíveis e escondidas.

Cuidados Intensivos

Guerra de trincheiras

O 25 de Novembro é “divisivo”? Claro que é: divide os democratas daqueles que sonhavam com uma solução soviética, ou talvez cubana, para Portugal. Pelo mesmo critério, o 25 de Abril também é “divisivo”: divide os democratas daqueles que preferiam a continuidade do Estado Novo.

Débora Calheiros Lourenço

Jordan Bardella sucede a Marine Le Pen

É a primeira vez na história partido de extrema direita francês, Rassemblement National, que o líder não faz parte da família Le Pen.

João Carlos Barradas

Macron a prometer qualquer coisa de novo

É expectável que o atual presidente de França seja o candidato reeleito, mas não com a margem que conseguiu no último confronto com Le Pen, em 2017. Reformas da segurança social e transição verde são dois dos temas que podem ajudar a decidir as eleições de domingo.

Cuidados intensivos

Os extremos tocam-se

Concordo com a ideia [de Santos Silva de que “Não há atribuições de culpa colectiva em Portugal”]. E concordo porque sempre fui um individualista impenitente. Não sei o que são os ciganos. Nem os negros. Nem os brancos. Nem os gays. Nem as mulheres. Nem o diabo a quatro.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente