Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
23 de abril de 2024 às 23:00

Guerra de trincheiras

O 25 de Novembro é “divisivo”? Claro que é: divide os democratas daqueles que sonhavam com uma solução soviética, ou talvez cubana, para Portugal. Pelo mesmo critério, o 25 de Abril também é “divisivo”: divide os democratas daqueles que preferiam a continuidade do Estado Novo.

FESTEJAR O 25 DE ABRIL? Com certeza. Festejar o 25 de Novembro? Alto e para o baile! A pergunta tem sempre impacto garantido entre certos bípedes implumes. É “divisivo”, dizem eles, sem perceberem que “divisivo” é usarem a palavra “divisivo” sem corarem de vergonha. E porquê? Porque há portugueses que não se revêem no 25 de Novembro, acrescentam. O momento pede união nacional (sem maiúsculas, claro), não uma guerra de trincheiras entre as direitas e as esquerdas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.