Sábado – Pense por si

23736701.mp4

Justiça condena autarcas por erros urbanísticos. Veja o Repórter SÁBADO na íntegra

É um paraíso no verão e um inferno quando chove. Há 18 anos a justiça condenou a autarquia algarvia de Castro Marim a realizar obras necessárias para impedir inundações recorrentes numa urbanização em Altura. Meia hora de chuva é suficiente para alagar ruas e habitações. Apesar desta condenação nada mudou. Este caso é o exemplo perfeito dos erros urbanísticos que se cometeram na década de 1980 e um exemplo da inércia das entidades públicas com consequências graves para as populações.

Lusa

Cristina Pedra assume liderança da Câmara do Funchal

Nova liderança surge depois da renúncia de Pedro Calado, detido na operação que investiga suspeitas de corrupção na ilha, envolvendo entidades públicas e empresários. Líder do governo regional também apresentou a demissão.

Paulo Barriga

Empresa tem dezenas de contratos suspeitos com autarquias

Em apenas 17 contratos com entidades públicas, a empresa Therace faturou perto de 3 milhões de euros. Começou pela realização da Portugal Air Summit, em Ponte de Sor, e acabou no Festival Cheese Festival, em Castelo Branco. Pelo meio apareceu o Water – World For Life, e um contrato milionário com a Câmara de Reguengos de Monsaraz. O que fez com que a Procuradoria Europeia lhe fosse bater à porta.

Corrupção: Faz o que digo, não o que eu faço

Na estratégia de combate à corrupção, o governo vai impor – e bem – que entidades públicas e privadas tenham em vigor um conjunto de instrumentos que regulem condutas e minimizem riscos de corrupção, como códigos de conduta, planos de prevenção da corrupção e canais seguros de denúncia.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)