Novidades literárias para o arranque de 2026
Desde a ficção aos ensaios e memórias, o arranque do ano está recheado de novidades.
Desde a ficção aos ensaios e memórias, o arranque do ano está recheado de novidades.
Celeste Rivas Hernandez não era vista desde o ano passado. O corpo só foi encontrado em setembro deste ano: estava desmembrado e escondido no porta-bagagens do Tesla do artista, de 20 anos.
"Nunca tínhamos lido nada parecido. É, em muitos aspetos, um livro sombrio, mas é um prazer lê-lo", descreveu escritor irlandês Roddy Doyle, presidente do júri.
De esta quinta-feira, 9 até 19 de outubro, a 10.ª edição do Festival Literário Internacional de Óbidos propõe concertos, apresentações de livros e muitos debates. Eis 15 momentos a não perder.
Há 30 anos, matou a mulher e o filho e suicidou-se, em Lisboa. Traçamos aqui a história do antigo alfarrabista, amigo de figuras como Mário Cesariny ou Luiz Pacheco, e que teve uma segunda família em Londres.
As virtudes que Gouveia e Melo encarna como candidato são as mesmas que Rui Rio sempre defendeu e praticou. Um certo desprezo pelo "sistema". Uma certa náusea mal disfarçada pelos políticos. Um certo culto da autoridade com aroma autoritário.
Às livrarias portuguesas chegam, este mês, um inédito de Miguel Esteves Cardoso e títulos do vencedor do Nobel Jon Fosse e de Mariana Salomão Carrara.
Obras portuguesas, novos textos internacionais premiados, clássicos recuperados e peças de teatro en texto: estas são as obras que chegam às livrarias em março.
Autobiografias, romances, autores internacionais e nacionais: estes são os livros que escolhemos destacar este ano.
Na nova obra, escritora expõe a sua intimidade, o luto da mãe, o assédio do padrasto e o aborto tardio.
O romance de estreia da escritora chilena Alia Trabucco Zéran foi finalmente traduzido para português e é uma luminosa história de amigos, em busca de um presente que está por definir.
A nova criação de Park Chan-wook ("Oldboy", "Decisão de Partir") adapta um romance premiado e é uma magnífica história de espionagem. Fernando Meirelles ("Cidade de Deus") é um dos realizadores.
É difícil acertar no gosto alheio. Se recebeu como presente um livro que não quer ler, temos 5 sugestões para a troca – entre contos, romances, poesia e thrillers, reedições e lançamentos recentes.
Uma pessoa já sabia que as viagens aéreas, a agricultura intensiva e a flatulência do gado eram nefastas para o planeta. Mas ainda ninguém tinha sugerido o contributo das eleições antecipadas para a ruína da Mãe Terra. Onde estás tu, Greta, quando Portugal clama por ti?
Na ficção, há muito para ler, da literatura nacional e estrangeira. Cruzámos novidades em perspetiva para esta rentrée e deixamos-lhe as nossas sugestões.
A Comissão Europeia já mandou alguém dizer que há fundos disponíveis e que cabe aos governos de cada Estado, e não à Comissão, gerir os respectivos países. Como? Construindo e reabilitando mais, presume-se. Pobre dr. Costa. Já não bastava a falta de casas e ainda o mandaram ir trabalhar para as obras.