Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
09 de setembro de 2023 às 18:00

Trabalhos de casa

A Comissão Europeia já mandou alguém dizer que há fundos disponíveis e que cabe aos governos de cada Estado, e não à Comissão, gerir os respectivos países. Como? Construindo e reabilitando mais, presume-se. Pobre dr. Costa. Já não bastava a falta de casas e ainda o mandaram ir trabalhar para as obras.

É TALVEZ UM MOMENTO HISTÓRICO: ao longo dos séculos, Portugal tentou encontrar lá fora uma forma de subsistência que compensasse a periferia geográfica, o solo fraco, a industrialização tardia, a educação inexistente. Começou em 1415. Terminou em 1822, quando o Brasil se foi. Até à entrada na CEE, estivemos por nossa conta, ou seja, entre a bancarrota e a “ditadura das finanças”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.