Sábado – Pense por si

Luísa Oliveira

São Carlos: um teatro virado do avesso

O edifício está agora de pantanas, mas as portas devem abrir este verão. Relato por entre sinais de perigo, cabos elétricos e maquinaria - com muito pó à mistura

Repórter SÁBADO na íntegra: 22 famílias 'aprisionadas' em prédio de 11 andares sem elevadores

Repórter SÁBADO na íntegra: 22 famílias 'aprisionadas' em prédio de 11 andares sem elevadores

O calvário para as pessoas que habitam num prédio municipal gerido pela Gebalis começou há muitos anos e parece não ter fim à vista. As falhas constantes no funcionamento dos elevadores fazem com que ali ninguém consiga ter dignidade e qualidade de vida. A 15 de dezembro, um homem de 47 anos que entrou em coma teve de ser retirado através de uma grua pelos Bombeiros Sapadores de Lisboa.

Repórter SÁBADO: 22 famílias 'aprisionadas' em prédio de 11 andares por falta de elevadores

Repórter SÁBADO: 22 famílias 'aprisionadas' em prédio de 11 andares por falta de elevadores

O calvário para as pessoas que habitam neste prédio municipal gerido pela Gebalis começou há anos e parece não ter fim à vista. A 15 de dezembro um homem de 47 anos que entrou em coma teve de ser retirado através de uma grua pelos bombeiros. A maioria dos moradores são idosos e precisam de fazer tratamentos com regularidade, algo que não acontece pelo menos desde o início deste mês. Para ver hoje no NOW.

Acidente no elevador da Glória, Lisboa, faz vítimas; bombeiros e equipas de emergência no local
Alexandre R. Malhado

Carris não exigiu experiência a técnicos de manutenção de empresa estreante

O descarrilamento do ascensor põe em causa o plano de manutenção da Carris. Empresa que venceu o concurso era estreante no setor e apresentou proposta por metade do preço-base. Carris diz que "exigências devem ser as adequadas de forma a não implicar uma limitação indevida da concorrência."

Carlos Moedas em entrevista à SIC, na noite de domingo
Rita Rato Nunes

Moedas "aumentou em 30% a manutenção" do elevador da Glória?

Autarca de Lisboa defendeu, em entrevista à SIC, no domingo à noite, que não há "nenhum erro que possa ser imputado a uma decisão" sua e que investimento na manutenção até aumentou no seu mandato. Não é isso que sugere o relatório de contas do Câmara. No caso dos elétricos, verba foi reduzida desde 2021.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h