Sábado – Pense por si

Gabriela Ângelo

Gripe. Deve Portugal acabar com venda livre de medicamentos?

Para os dois médicos ouvidos pela SÁBADO a pseudoefedrina é vista de forma diferente. Lúcio Meneses apela ao cuidado na sua mistura com outros medicamentos; Rui Nogueira considera que o seu contributo para doenças cardiovasculares é residual.

5
Lucília Galha

A nova dieta da carne vermelha

Estudos científicos recentes indicam que comer carne de vaca, borrego e porco não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cancro. Pelo contrário: ajuda a tratar de inflamações, enxaquecas, diabetes e esclerose. Médicos já prescrevem dietas carnívoras. Conheça os casos de sucesso.

Lusa

Humanos envelhecem muito em duas fases: aos 44 e aos 60 anos

Número de moléculas relacionadas com doenças cardiovasculares apresentou alterações significativas em ambos os momentos, e as relacionadas com a função imunitária mudaram em pessoas com 60 anos, realçou, em comunicado, a Universidade de Stanford.

Susana Lúcio

Viver com cães e gatos faz mesmo bem à saúde

Ter um cão ou um gato reduz o cortisol, a hormona libertada em momentos de stresse, e pode aumentar três vezes a oxitocina, a hormona do amor. Também faz descer o risco de doenças cardiovasculares, incluindo os AVC. Nos idosos trava o declínio cognitivo e nas crianças e adolescentes combate a hiperatividade.

2

Doenças cardiovasculares matam 80 pessoas por dia

As doenças cardiovasculares representam um terço das mortes em Portugal e “só o enfarte do miocárdio mata, em média, mais de 12 pessoas por dia”. O alerta é do presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, e surge no âmbito da campanha “Maio, Mês do Coração”, este ano dedicada ao colesterol.

Márcia Sobral

Um copo de vinho por dia pode ser benéfico para os idosos

Em geral o consumo de álcool faz mal à saúde, no entanto, os especialistas dizem que pode haver exceções (principalmente para quem tem doenças cardiovasculares e diabetes). É o que mostra um estudo realizado em 204 países, ao longo de 30 anos e publicado na The Lancet.

Cancro responsável por 20% das mortes e infeções por VIH aumentam na Europa

"Entre 2010 e 2018, a mortalidade prematura devido a doenças cardiovasculares diminuiu quase 20% e quase 10% devido ao cancro, embora o cancro ainda represente mais de 20% de todas as mortes, situação agravada pelo impacto da pandemia no rastreio e tratamento", refere o Relatório Europeu da Saúde 2021.

Sociedade Portuguesa de Cardiologia recomenda vacinas da gripe e pneumonia

Grupos de Estudo de Risco Cardiovascular, Insuficiência Cardíaca, Doenças do Miocárdio e Pericárdio e Hipertensão Pulmonar da Sociedade Portuguesa de Cardiologia lembram que as doenças cardiovasculares têm uma expressão mais grave no tempo frio, a que se acrescenta o vírus da gripe.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)