Sábado – Pense por si

Um copo de vinho por dia pode ser benéfico para os idosos

Márcia Sobral
Márcia Sobral 15 de julho de 2022 às 11:49

Em geral o consumo de álcool faz mal à saúde, no entanto, os especialistas dizem que pode haver exceções (principalmente para quem tem doenças cardiovasculares e diabetes). É o que mostra um estudo realizado em 204 países, ao longo de 30 anos e publicado na The Lancet.

"O consumo de álcool foi responsável por 1,78 milhões de mortes em 2020 e o principal fator de risco para a mortalidade entre os homens, dos 15 aos 49 anos", é assim que começa um estudo do Global Burden of Diseases publicado, esta sexta-feira, na revista The Lancet. Mas apesar da constatação já conhecida, este documento apresenta também dados novos sobre a relação da saúde humana com o consumo de bebidas alcoólicas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.