Governo tem que recuar sobre lei laboral, defende Catarina Martins
Candidata presidencial considera que nova lei laboral é "muito violenta".
Candidata presidencial considera que nova lei laboral é "muito violenta".
No total representam 8,9% dos utentes inscritos no Serviço Nacional de Saúde.
Podem até nem dar pelo vírus, mas depois da infeção a vida altera-se radicalmente. Simples gestos, como tomar banho, tornam-se um esforço. Ainda não se sabe o que causa a doença - nem se um dia vai passar.
Nesta classe de fármacos inclui-se o Ozempic, desenvolvido para tratar a diabetes tipo 2, mas que está também a ser usado para combater a obesidade e ajudar à perda de peso.
Em causa está a disponibilidade dos medicamentos da classe dos agonistas dos recetores GLP-1 (semaglutido, dulaglutido, liraglutido e exenatido), onde se inclui o Ozempic, desenvolvido para tratar a diabetes tipo 2, mas que está também a ser usado para combater a obesidade e ajudar à perda de peso.
Pode até não existir um elixir da juventude, mas é possível ganhar mais umas décadas de vida. A ciência está a estudar moléculas que rejuvenescem as células e transfusões de sangue entre novos e velhos, mas o que está mesmo ao seu alcance são os hábitos. O melhor antiaging é o exercício – embora não baste correr – e ficar sempre com alguma fome.
Linhas (des)orientadoras espalharam a ideia errada de que contar as calorias dos alimentos, optando pelos que têm menor quantidade, seria a chave para a perda de peso. O número de calorias que entra no nosso organismo não corresponde ao número de calorias que sai; que comer gordura não nos faz gordos.
Indo á causa, poderemos resolver o problema; e por essa razão não devemos classificar de incurável a diabetes tipo 2.
Especialistas alertam para a necessidade urgente de medidas preventivas contra o Vírus Sincicial Respiratório, ações que podem salvar vidas e evitar hospitalizações
É comum o vírus ser confundido com outras infeções respiratórias, pelo que temos de nos proteger
Além de ser fundamental reduzir o excesso de peso para um índice de massa corporal inferior a 25 Kg/m2, temos sobretudo de mudar os hábitos alimentares para reduzir a resistência à insulina.
É importante que o leitor entenda que os nossos atuais hábitos alimentares que valorizam os hidratos de carbono e os alimentos processados em detrimento das gorduras, com que os nossos genes desde há muito se habituaram a conviver, são altamente prejudiciais para a nossa saúde.
Se nós queremos recuperar a credibilidade da política e dos políticos, não basta escutar os problemas ou criar leis bem-intencionadas. Precisamos mesmo de assegurar que elas passam à prática.
"Para controlar a epidemia global de diabetes, os países devem tomar medidas urgentes: deteção precoce e tratamento", salienta o diretor-geral da OMS.
Em 2023 foram registados 75.661 novos diagnósticos da doença em Portugal Continental.
Medida só irá avançar em janeiro de 2025.