Sábado – Pense por si

Lusa

Segundo dia de greve na CP volta a ter 100% de adesão

Esta paralisação foi convocada contra a imposição de aumentos salariais "que não repõem o poder de compra", pela "negociação coletiva de aumentos salariais dignos" e pela "implementação do acordo de reestruturação das tabelas salariais, nos termos em que foi negociado e acordado", segundo os sindicatos.

Ventos de Oeste

Não regulamentação: Os intoleráveis vetos de gaveta

É eticamente inaceitável e moralmente intolerável que direitos que estão inscritos no Ordenamento Jurídico do País não possam ser exercidos pelos seus titulares por falta de um diploma regulamentar que ao Governo cabe elaborar e fazer entrar em vigor. O que significa que, na realidade dos factos, esses direitos não existem, de todo. 

André Almeida Santos

"Supacell": não são super-heróis, é a desigualdade

A série da Netflix, uma das mais vistas neste momento em Portugal, não é só uma história de gente comum que descobre superpoderes. É também uma série sobre um Reino Unido que está a ferver.

Lusa

Marcelo diz que proteger direitos humanos é "necessidade atual e até mais crítica" no presente

"Neste dia, o Presidente da República, associando-se ao secretário-geral das Nações Unidas, sublinha que os direitos humanos são a solução para muitos dos problemas do mundo, alertando para os múltiplos disfarces com que podem ser violados: as guerras, a violência de género, a emergência climática, a erosão de confiança no multilateralismo", pode ler-se na mensagem.

Sónia Bento

Quer reviver o grande terramoto de 1755?

Nos 268 anos da maior catástrofe que mudou para sempre a história de Lisboa, o Quake - Museu do Terramoto promove um dia especial, tornando a experiência de recriação do sismo ainda mais autêntica e imersiva.

Andreia Antunes com Ana Bela Ferreira

Fim dos fatos de "enfermeira sexy" à vista?

Ordem espanhola frisa que os disfarces de Halloween afetam a imagem da profissão, numa iniciativa semelhante à ocorrida no Canadá em 2022.

Ventos de Oeste

Encruzilhadas complicadas

Um ministro, por mais inapto e inepto que possa ser, o que até nem é o caso, não merece ser fisicamente agredido. Já agora, pergunto: e se não fosse tinta? E mesmo sendo tinta, que é um produto químico, e se os olhos tivessem sido atingidos? E a tinta não é produzida a partir de combustíveis fósseis?

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)