Sábado – Pense por si

Visto de Bruxelas

Minas e armadilhas

O que se vem passando nas últimas semanas nos EUA especialmente no que toca à fixação do Presidente Trump em forçar um acordo de paz entre a Ucrânia e Rússia a qualquer preço, assumindo em certos momentos a narrativa de Moscovo, aponta para uma transformação da política externa americana mais profunda

Débora Calheiros Lourenço

Como é que Zelensky quer alcançar a paz?

O presidente ucraniano quer realizar uma Cimeira Global para a paz, ainda durante este inverno, para que seja discutido o seu plano de 10 pontos para a paz.

João Carlos Barradas

Cereais da Ucrânia. Um acordo precário

Acordo entre a Ucrânia, Rússia, Turquia e ONU, para a exportação de cereais é válido por quatro meses, eventualmente prorrogáveis. O acordo está dependente de garantias de segurança que não foram tornadas públicas.

João Carlos Barradas

A Ucrânia à espera do roteiro e das armas

Volodymyr Zelensky deverá obter, segundo os quatro estados da UE, o almejado estatuto de país candidato. Fica por esclarecer se a Geórgia, país na vizinhança no Mar Negro que reivindica territórios de repúblicas separatistas apoiadas pela Rússia, e a Moldova, sem controlo sobre a Transdnístria, terão também roteiros próprios ou se um roteiro global é aplicado aos três ex-estados soviéticos.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.