Anos de 2025 foi um dos três mais quentes de que há registo
Foi também a primeira vez que a média da temperatura em três anos ultrapassou o limite estabelecido no Acordo de Paris de 2015, de 1,5 graus Celsius desde a era pré-industrial.
Foi também a primeira vez que a média da temperatura em três anos ultrapassou o limite estabelecido no Acordo de Paris de 2015, de 1,5 graus Celsius desde a era pré-industrial.
Até às 18:30 (hora de Lisboa), um total de 1.364 voos tinham hoje sido cancelados e 4.267 atrasados, segundo a FlightAware, num total superior a 5.600.
O distrito de Hat Yai, na província de Songkhla, no sul do país, foi o mais afetado pelo fenómeno climático extremo, registando 142 mortos.
As equipas de emergência continuam, esta terça-feira, os esforços para resgatar sobreviventes e recuperar corpos das vítimas das cheias e deslizamentos de terras. Há centenas de mortos e desaparecidos.
No Sri Lanka, chuvas torrenciais provocadas pelo ciclone Ciclone Ditwah causaram inundações generalizadas e deslizamentos, com rios e albufeiras a transbordar e vilas inteiras submersas. As imagens aéreas divulgadas mostram estradas bloqueadas, residências danificadas e pessoas forçadas a abandonar as suas casas, à procura de abrigo. As autoridades já confirmaram dezenas de mortos, centenas de desaparecidos e milhares de desalojados.
As autoridades prosseguiram os seus trabalhos para desobstruir estradas e remover destroços, além de procurar pessoas desaparecidas após chuvas torrenciais, inundações repentinas e deslizamentos de terra.
Fortes chuvas que atingiram a ilha de Sumatra provocaram inundações e deslizamentos de terra que já causaram mais de 250 mortos, segundo autoridades locais. O número de vítimas poderá aumentar à medida que os esforços de resgate alcançam áreas isoladas.
Equipas de resgate continuam a procurar vítimas e sobreviventes após as fortes cheias e deslizamentos de terra que devastaram várias aldeias na ilha de Sumatra, na Indonésia.
O Sri Lanka suspendeu comboios de passageiros e fechou estradas em algumas partes do país, esta quinta-feira, devido a deslizamentos de terra e inundações provocadas por chuvas fortes, que causaram mais de 40 mortos e dezenas de feridos.
Chuvas intensas e inundações provocaram o colapso de uma ponte que ligava duas aldeias no centro-sul do Vietname. As autoridades confirmam pelo menos 16 mortos desde o fim de semana devido às cheias e deslizamentos de terra.
Viseu, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga são as regiões do país que estão sob aviso amarelo.
Destas o maior número diz respeito a situações de inundação.
Maioria das ocorrências estão relacionadas com quedas de árvores.
Portugal continental está a ser afetado por uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, provocando chuva, trovoadas e vento, segundo IPMA.
Portugal continental está a ser afetado por uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, provocando chuva, trovoadas e vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A previsão meteorológica para os próximos dias aponta para "precipitação por vezes forte", acompanhada por trovoadas, alertam as autoridades.