
É "perfeitamente possível" um médico ganhar 400 mil euros por cirurgias adicionais, diz diretor do SNS
Álvaro Almeida falava na Comissão Parlamentar de Saúde, onde foi ouvido a pedido da bancada da Iniciativa Liberal.
Álvaro Almeida falava na Comissão Parlamentar de Saúde, onde foi ouvido a pedido da bancada da Iniciativa Liberal.
A demissão foi aceite esta quarta-feira pela ministra da Saúde.
Questionado sobre o que falhou no caso do dermatologista que recebeu 400 mil euros em 10 sábados de trabalho adicional em 2024, Carlos Martins reconheceu que a falha só pode ter acontecido entre o "momento da consulta de referenciação e a inscrição informática".
As audições a Ana Paula Martins tinham sido solicitadas pelo PS, Chega e IL. No requerimento, a IL recorda que um dermatologista da ULS Santa Maria, terá recebido "mais de 400 mil euros pela realização de cirurgias em apenas dez dias".
As cirurgias adicionais, criadas para diminuir as listas de espera, foram aproveitadas por vários dermatologistas do maior hospital do país para faturar milhares de euros.
O conjunto de orientações surge depois de ter sido noticiado o caso de um dermatologista que terá recebido 51 mil euros em apenas um dia de trabalho no Hospital de Santa Maria, situação que levou à abertura de inquéritos por parte do Ministério Público e da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.
O caso do dermatologista do Santa Maria, que recebeu 715 mil euros em quatro anos, expôs o fosso entre alguns médicos de especialidades cirúrgicas e a maioria dos profissionais de saúde – incluindo da mal paga medicina interna, o pilar dos hospitais. Por entre a insatisfação, uma sociedade médica e um sindicato pedem mais controlo – e incentivos além das cirurgias.
A ministra da Saúde também já tinha considerado que este caso "em nada abona na confiança dos portugueses".
Seguiu Medicina depois de uma doença por diagnosticar na adolescência. Em 2016 foi o melhor do seu ano. Escolheu dermatologia porque queria uma boa vida. Quem trabalhou com ele descreve-o como "um Dr. House". Os 400 mil euros que recebeu por dez sábados no Santa Maria não o arrastaram só para um escândalo - puseram no radar o descontrolo financeiro das cirurgias no SNS fora do horário regular.
A implementação irresponsável da IA tem o potencial de desestabilizar vastas áreas da economia global, provocando o que muitos temem: redução de postos de trabalho, perda de poder de compra da classe média e uma economia frágil baseada numa espiral interminável de dívida.
A empresa colaborou com dermatologistas para demonstrar como os cuidados preventivos e protetores conduzem a melhores resultados na saúde da pele. Os novos dados foram divulgados no Congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia
Especialistas pedem que protetores solares sejam equiparados a medicamentos.
Em 2008, a DGS fez uma proposta para baixar o IVA de 23% para 6%. Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia diz que ainda é necessário, até para assegurar qualidade dos protetores solares.
Não saem de casa sem protetor solar no rosto, usam esfoliante e hidratam-se diariamente. A tendência tem aumentado nos últimos anos, mas tem riscos.
A psicóloga Ana Paulino, que trabalha na área da dor, admitiu estar preocupada com a saúde mental das raparigas e adolescentes que se sujeitam a labioplastias vaginais apenas por razões estéticas.
Descoberta não foi ainda testada em humanos, mas os investigadores já começaram a trabalhar para testar em pessoas esta nova abordagem baseada nas células T.