Das liberdades de todos os dias
Um mundo menos democrático e menos livre é um mundo mau para a UE e para os europeus e, principalmente, para todos aqueles que sofrem na pele as arbitrariedades do poder.
Um mundo menos democrático e menos livre é um mundo mau para a UE e para os europeus e, principalmente, para todos aqueles que sofrem na pele as arbitrariedades do poder.
A primeira-ministra italiana visitou a Casa Branca com o intuito de agilizar um acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, antes da pausa de 90 dias.
Já disse há muitos anos, e repito, que o instrumento que mais mudou a sociabilidade dos portugueses foi o telemóvel. Tornou-os mais violentos, mais sós, mais controladores, mais abusivos, mais individualistas na tristeza e na infelicidade.
Paulo Rangel acrescentou ainda que ao longo dos anos têm ocorrido outras deportações de cidadãos portugueses dos Estados Unidos e de vários outros países, embora “nunca em grande número”.
O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, garantiu esta segunda-feira que não vai libertar o homem que foi enviado por engano para uma prisão neste país.
Um português com autorização de residência permanente nos EUA, e a viver ali desde os 2 anos, foi detido pelas autoridades de imigração ao regressar de uma viagem ao estrangeiro.
"Claro que não vou fazer isso. Como poderia enviar um terrorista para os EUA?", disse o presidente salvadorenho sobre homem deportado por engano para uma prisão daquele país.
Um português com autorização de residência permanente nos Estados Unidos, e a viver em solo norte-americano desde os 2 anos, foi detido pelas autoridades de imigração ao regressar de uma viagem ao exterior, denunciou a família do jovem.
Detenção ocorreu no final de março após Rui Murras ter viajado para fora do país.
Um cidadão salvadorenho, Abrego Garcia, de 29 anos, foi preso em Maryland e deportado em março, apesar da decisão de um juiz de imigração dos Estados Unidos de 2019 que o protegeu da deportação para El Salvador, onde enfrentou uma provável perseguição por gangues locais.
A detenção de Ekrem Imamoglu, o popular autarca de Istambul e rival de Recep Erdogan pelo poder, fez rebentar os protestos e a repressão. Os manifestantes, na maioria jovens, resistem à deriva total para a autocracia.
Revolucionário, ativista antiapartheid, defensor dos direitos humanos e da reconciliação, foi o primeiro Presidente da Namíbia independente e democrática. Marcou um tempo e um estilo nas lideranças africanas.
O português de 30 anos vive há 13 nos EUA e ainda não se conseguiu legalizar. Agora trabalha numa obra perto da Trump Tower. "Antes não gostava do Trump, mas vi o que ele fez pelo país quando esteve no Governo. Ele é uma boa pessoa, ele vai por Deus e, para mim, é isso que importa. Sinto que ele vai ajudar mesmo muito os cidadãos americanos."
Homem de 26 anos escondeu-se num quintal após o incidente até se ter entregado à polícia. Trata-se de um refugiado sírio que pediu asilo à Alemanha em 2022. Era para ser transferido para a Bulgária em 2023, mas escondeu-se.
Obrigado a trabalhar no exílio e amargurado pela vida e pela doença, o ditador rejuvenesceu quando em 1977 uma professora casada e com um filho lhe escreveu uma carta. Foi o início de uma história surpreendente de intimidade e revelação.
Primeiro-ministro da Eslováquia mantém-se em estado muito grave. Juraj Cintula tem 71 anos, esteve ligado a um grupo paramilitar pró-russo, mas também a um movimento antiviolência.