No Céu e no Inferno com Seguro e Ventura às avessas
Todos temos o nosso querido Céu e amado Inferno e, no fim, cada qual está com o seus.
Todos temos o nosso querido Céu e amado Inferno e, no fim, cada qual está com o seus.
As projeções não são animadoras: até 2050 prevê-se que o número de demências triplique. Porém, nem tudo são más notícias: é possível mudar de rumo e prevenir quase metade dos casos. Pela primeira vez, em 15 anos, há medicamentos que abrandam a progressão da doença. Mas, a maior parte do trabalho está ao alcance de cada um. Não é preciso nada elaborado, basta estimular o cérebro. Sabia que conversar com os seus amigos cria mais neurónios do que fazer sudokus?
A Física, a Cosmologia ou até a Biologia são apresentadas como provas de que o universo teve um criador, mas há vários cientistas, como Carlos Fiolhais, que discordam.
Não se lhe conhece a letra, tão-pouco a cidade onde nasceu. Existem oito documentos e quatro cartas que ajudam a resolver o enigma. Boémio, arruaceiro, com uma memória e cultura prodigiosa, era um apaixonado que morreu pobre. Saiba o que os investigadores descobriram sobre como viveu.
Trabalhou com Stephen Hawking, que “tinha um grande sentido de humor”, e publica agora a teoria final do físico mais famoso do mundo. O professor defende que devemos valorizar o nosso planeta.
Trabalhou com o telescópio ALMA e está entre o restrito número de pessoas que acederam ao revolucionário James Webb. E também criou um programa informático para analisar as galáxias.
Michel-Yves Bolloré e Olivier Bonnassies defendem que há provas científicas de que o Universo foi criado por uma entidade e citam investigações de prémios Nobel. Nem milagres, como o de Fátima, ficam de fora.
Contamos como José Eduardo Moniz prepara o assalto à liderança da SIC nas audiências; traçamos o retrato de Salvador Malheiro, o homem da máquina do PSD; e entrámos no mundo secreto das reservas dos museus portugueses.
Os Nobel da Medicina e Fisiologia, Física e Química de 2019 já foram entregues. Mas em que contribuem as inovações protagonizadas pelos seus nove laureados para a melhoria da nossa vida?
Descobertas relativas à cosmologia física e descoberta de um exoplaneta semelhante ao sol premiadas pela Academia Sueca.
Físicos sugerem num estudo que a Teoria da Relatividade Geral de Einstein poderá não ser a única forma de explicar como funciona a gravidade ou como se formam as galáxias.
Em entrevista à SÁBADO, o autor da Teoria da Velocidade da Luz Variável confessa que não rejeita a hipótese de voltar a Portugal, mas que é em Londres que está o trabalho.
Sonda Planck, cuja missão terminou em 2012, permitiu recolher dados da radiação cósmica de fundo o Universo com uma precisão sem precedentes.
Físico britânico morreu hoje aos 76 anos, confirmou a família.
Físico destacou trabalho de um dos grandes cientistas do "nosso tempo".
"Temos que resolver os problemas da Terra aqui", alertou Martin Rees, antigo presidente da Royal Society.