Restauração e hotelaria acordam aumentos salariais médios de 5% para 2026
Decisão nasce de um processo negocial "responsável e equilibrado".
Decisão nasce de um processo negocial "responsável e equilibrado".
No protesto convocado pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses em frente à APHP, os manifestantes gritavam palavras de ordem como "É urgente e necessário o aumento do salário", "Têm lucros aos milhões para os enfermeiros só tostões" ou "35 horas para todos sem demora".
É uma das maiores dívidas em salários de sempre em Portugal. Cerca de 140 famílias perderam o rendimento e o posto de trabalho na insolvência, que acusam de dolosa, da AETPL. Na longa batalha judicial, os primeiros processos já foram ganhos pelos estivadores.
Profissionais de saúde dizem que o Governo não cumpre as suas promessas eleitorais: "Diziam que a valorização dos enfermeiros iria ser uma prioridade".
A portaria do Governo para definir o limite de isenção fiscal e contributiva das despesas adicionais em teletrabalho estava prevista desde maio nas alterações laborais aprovadas no âmbito da Agenda do Trabalho Digno.
Mudanças previstas na Agenda do Trabalho Digno entram hoje em vigor. Combate à precariedade e valorização dos jovens são alguns dos objetivos.
Sara Björk Gunnarsdóttir contou a sua história num artigo. FIFA obrigou Olympique Lyonnais a pagar os valores em falta.
Despesas adicionais são "as correspondentes à aquisição de bens e ou serviços de que o trabalhador não dispunha antes da celebração do acordo", ou as que surgiram em comparação com último mês de trabalho presencial.
Este é o quarto dia de greve de trabalhadores das rodoviárias privadas, que cumpriram paralisações nos dias 20 de setembro, 1 de outubro e 22 de novembro.
Enfermeiras, assistentes em lares e trabalhadoras de centros comerciais. São estas as profissionais que mais pedem para trabalhar a horas diferentes do que as empresas pretendem. Todos os pedidos que chegam à CITE são de pessoas que têm filhos ou que trabalham por turnos. A maior parte vê o seu pedido ser recusado.
Apesar de receberem pela venda da mão-de-obra, os arguidos não pagavam o que deviam aos imigrantes e mantinham-nos "em péssimas condições" de vida, "sujeitando-os a trabalhar várias horas por dia, à revelia da legislação laboral nacional, fazendo-os passar fome e frio".
Trabalhadores tinham dado, em maio, 15 dias à empresa para responder à exigência de atualização salarial e, como não obtiveram resposta, decidiram avançar para a greve.
De acordo com a CGTP, "a associação patronal AHRESP tem vindo a arrastar o processo negocial do contrato coletivo de trabalho das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados há muitos anos".
Trabalhadoras de limpeza de Coimbra, Viseu e Garcia de Orta já fizeram greve na semana passada e prometem mais reivindicações se a empresa não pagar os 3,50 euros de subsídio de alimentação a quem trabalha mais do que cinco horas.
Enquanto associação representante das empresas do setor florestal, a ANEFA afirmou que "tudo fará" para impedir a concretização do protocolo entre o ICNF e a AICCOPN.
O tempo é de tomada de decisões e – como sempre que assim é – o potencial de discórdia é grande, em especial falando de futebol. Mas este será também um tempo de oportunidade