Sábado – Pense por si

Débora Calheiros Lourenço

Relação mantém condenações de Manuel Pinho e Ricardo Salgado  

Manuel Pinho foi condenado em junho de 2024 pelo Tribunal Central Criminal de Lisboa a dez anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais e fraude fiscal. Já Ricardo Salgado foi punido com uma pena de seis anos e três meses por corrupção ativa e branqueamento de capitais.

No país emerso

Desbloquear procedimentos

O Ministério Público não tem qualquer obrigação de acusar e muito menos de “obter condenações”. António Costa é, para todos os efeitos, um cidadão igual aos outros e não pode ser beneficiado nem prejudicado pelo cargo político que ocupa. Censurável seria o MP hesitar em iniciar um inquérito por medo das consequências políticas que daí poderiam advir

No país emerso

Cartoons e a ideia eternamente radical

Portugal tem um péssimo historial de condenações no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, por decisões judiciais que violam o direito à liberdade de expressão, conferindo uma primazia excessiva à proteção do direito à honra e bom-nome, principalmente quando estão em causa pessoas com uma vida pública, que voluntariamente se sujeitam ao escrutínio e à crítica.

Ricardo Santos

Silvio Berlusconi (1936-2023), o Cavaleiro que dividiu Itália

Fez fortuna na construção civil, no futebol e na comunicação. Foi primeiro-ministro de Itália, esteve envolvido em escândalos sexuais e financeiros e ofendeu meio mundo, da política às artes. O Cavaleiro, ou o Caimão (como também era conhecido), morreu a 12 de junho, deixando um rasto de polémicas, misoginia, condenações, processos arquivados, ligações à Máfia e histórias mal contadas.

O Estado de Direito e a Turquia

Este retrocesso do Estado de Direito na Turquia já se tinha iniciado com diversas perseguições, detenções, condenações em penas de prisão efetiva de diversos magistrados e outros profissionais, bem como com o afastamento destes das suas funções no sistema de justiça.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h