Angola 1975: crónica do nascimento de uma nação
A guerrilha urbana, a espera ansiosa, o cerco a Luanda, as filas para a comida e para fugir, e a decisão de não sair. Há 50 anos nasceu a República Popular de Angola. 30 mil portugueses ficaram.
A guerrilha urbana, a espera ansiosa, o cerco a Luanda, as filas para a comida e para fugir, e a decisão de não sair. Há 50 anos nasceu a República Popular de Angola. 30 mil portugueses ficaram.
O conflito, que dura há mais de dois anos, causou a morte de pelo menos 40 mil e forçou 12 milhões de pessoas a abandonar as suas casas.
Em julho a Ucrânia partilhou que estava a ser alvo de ataques com mais de 500 drones por dia.
Após terem capturado a cidade de Al-Fashir, no oeste do Sudão, a 26 de outubro, os paramilitares das Forças de Apoio Rápido parecem estar a dirigir a ofensiva para a região de Kordofan (centro) e para Cartum.
Apesar da pausa nos combates, milhares vivem em abrigos improvisados, com pouca comida, água e cuidados médicos. A ajuda humanitária ainda não chega para todos e o desafio de sobreviver continua.
Depois de "Ghost of Tsushima", a empresa Sucker Punch lança o aguardado segundo capítulo. "Ghost of Yōtei" é vingança, família, aborrecimento e morte, mas é também um forte candidato a jogo do ano.
Moscovo e Kiev trocaram 185 prisioneiros de guerra de cada lado no início de outubro.
Houve quem tivesse lutado em praças africanas, enriquecido com o açúcar e influenciado cortes orientais. As que ficaram contribuíram para a sobrevivência de Portugal.
Israel já tinha lançado, uma série de ataques aéreos contra a cidade de Rafah, na Faixa de Gaza, após acusar o Hamas de atacar uma escavadora militar israelita.
O ministro da Segurança Nacional israelita já instou Benjamin Netanyahu, a retomar a ofensiva contra a Faixa de Gaza.
O Paquistão referiu que vão ser discutidas “medidas imediatas para acabar com o terrorismo transfronteiriço".
Na terça-feira à noite, já tinham sido impostas restrições ao fornecimento elétrico em oito das 24 regiões do país.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
Nas horas anteriores à entrada em vigor da suspensão dos combates, as forças israelitas mataram pelo menos 19 palestinianos no território.
Primeira-dama dos EUA tem estado em contacto constante com o presidente russo através de um "canal de comunicação" para garantir o regresso das crianças ucranianas às suas famílias.
O acordo para suspender os combates entre Israel e o Hamas entrou em vigor esta sexta-feira, levando dezenas de milhares de pessoas a percorreram a iniciarem o caminho para o norte da Faixa de Gaza.