
Dominado fogo de Vila Real
Ao quarto dia, o fogo entrou em fase de resolução, mas, segundo José Guilherme, o dia ainda vai ser de muito trabalho no terreno.
Ao quarto dia, o fogo entrou em fase de resolução, mas, segundo José Guilherme, o dia ainda vai ser de muito trabalho no terreno.
Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas.
Durante a tarde um bombeiro da corporação do Fundão sofreu ferimentos ligeiros durante o combate às chamas.
"O homem foi resgatado e transportado para um hospital privado", afirmou a porta-voz da Polícia Sul-Africana.
Como o comando nacional da Proteção Civil reage, constrói a história dos incêndios e se prepara para tentar evitar os dramas do passado.
Com a chegada de agosto (e das férias), trazemos-lhe um dossiê especial de 14 páginas para aproveitar da melhor maneira o Alentejo, um dos destinos preferidos dos portugueses. E ainda: reportagem com a Proteção Civil; uma caminhada em Monsanto; Tomás, o jovem que faz o cubo mágico em apenas 5,8 segundos
Há pais que deixam os filhos sem acompanhamento por algumas horas enquanto estão a trabalhar ou nas compras. Pode promover a autonomia, mas com regras.
A sua newsletter de terça-feira.
Liga dos Bombeiros diz que é preciso pensar na floresta "não na ótica da rentabilidade mas na do ambiente" e lamenta "não ser ouvida". Defende que "os bombeiros têm de ser coordenados por bombeiros" e, por isso, pedem a aprovação de um Comando Nacional.
O fogo deflagrou pelas 15h numa zona de floresta próximo da aldeia de Carrascal, Santo André das Tojeiras, no concelho de Castelo Branco.
A secretária de Estado da Proteção Civil é do Barreiro e foi mandatária do PS no concelho em 2021. Agora a autarquia nomeou o namorado para liderar a proteção civil.
Para o cargo foi designado o general coronel Mijaíl Mizíntsev, que até agora desempenhava funções como chefe do Centro de Comando Nacional da Defesa.
"É um incêndio que, neste momento, se desenvolve com duas frente ativas", disse, referindo que, a essa hora, estavam empenhados 149 operacionais, 10 meios aéreos e 41 veículos de apoio, referiu o Comando Nacional de Operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses fala da seca e dos seus efeitos nos incêndios florestais: as chamas estão mais fortes e os combatentes vêm de longe. Às vezes demoram sete horas a chegar ao local.
Os incêndios mais preocupantes são os de Ourém, no distrito de Santarém, de Pombal, no distrito de Leiria, e de Ribeira de Pena, em Vila Real, disse à Lusa o comandante operacional Rodrigo Bertelo.
Luís Belo Costa que, em 17 de junho de 2017, estava de serviço como comandante de assistência ao comando nacional, garantiu que, no que diz respeito a pedidos de meios, se correspondeu "a nível nacional na esmagadora maioria das vezes de forma inicial e de forma proativa".