Proteção Civil registou mais de mil ocorrências até às 18h
Foram contabilizadas 533 ocorrências em Lisboa e Vale do Tejo, 259 na região centro, 196 na região norte, 77 no Alentejo e quatro no Algarve.
Foram contabilizadas 533 ocorrências em Lisboa e Vale do Tejo, 259 na região centro, 196 na região norte, 77 no Alentejo e quatro no Algarve.
O ministro das Infraestruturas diz que os constrangimentos no controlo de fronteiras no aeroporto Humberto Delgado trazem “prejuízos económicos e reputacionais a Portugal”.
Vigiam e dissuadem incendiários, ajudam a monitorar a limpeza, mapeiam o fogo. Portugal gasta mais em drones, mas o uso ainda é curto.
O presidente da LBP disse que a organização representativa dos bombeiros quer o compromisso do governo e dos partidos nas alterações legais e pretende ser ouvida pelos deputados.
Rui Rocha defende que o Governo "deve fazer a preparação de um conjunto de políticas", no que diz respeito a "prevenção, organização do território, de valorização da floresta e da responsabilidade coletiva."
Ao quarto dia, o fogo entrou em fase de resolução, mas, segundo José Guilherme, o dia ainda vai ser de muito trabalho no terreno.
Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas.
Durante a tarde um bombeiro da corporação do Fundão sofreu ferimentos ligeiros durante o combate às chamas.
"O homem foi resgatado e transportado para um hospital privado", afirmou a porta-voz da Polícia Sul-Africana.
Como o comando nacional da Proteção Civil reage, constrói a história dos incêndios e se prepara para tentar evitar os dramas do passado.
Com a chegada de agosto (e das férias), trazemos-lhe um dossiê especial de 14 páginas para aproveitar da melhor maneira o Alentejo, um dos destinos preferidos dos portugueses. E ainda: reportagem com a Proteção Civil; uma caminhada em Monsanto; Tomás, o jovem que faz o cubo mágico em apenas 5,8 segundos
Há pais que deixam os filhos sem acompanhamento por algumas horas enquanto estão a trabalhar ou nas compras. Pode promover a autonomia, mas com regras.
A sua newsletter de terça-feira.
Liga dos Bombeiros diz que é preciso pensar na floresta "não na ótica da rentabilidade mas na do ambiente" e lamenta "não ser ouvida". Defende que "os bombeiros têm de ser coordenados por bombeiros" e, por isso, pedem a aprovação de um Comando Nacional.
O fogo deflagrou pelas 15h numa zona de floresta próximo da aldeia de Carrascal, Santo André das Tojeiras, no concelho de Castelo Branco.
A secretária de Estado da Proteção Civil é do Barreiro e foi mandatária do PS no concelho em 2021. Agora a autarquia nomeou o namorado para liderar a proteção civil.