Sábado – Pense por si

Jornal de Negócios

Governo alemão em risco após Scholz demitir ministro das Finanças

A maior economia europeia pode juntar uma crise política às dificuldades económicas que tem vindo a demonstrar. O chanceler alemão demitiu esta quarta-feira o ministro das Finanças, deixando em risco a coligação governamental. Olaf Scholz vai submeter-se a uma moção de confiança em janeiro.

Margarida Davim

AfD na Alemanha. O regresso da extrema-direita

Passaram-se 78 anos desde a queda do nazismo e a Alemanha parece estar a perder o receio da extrema-direita. O partido radical AFD cresce e isso tem efeitos até nos outros partidos.

Merkel
Sara Capelo

Pós-Merkel: Coligações cozinhadas a cerveja e caril

Sem maiorias, os alemães podem demorar quatro meses até chegarem a uma solução de governo, que se define pelas cores de bandeiras e até de frutas: para já, só os “cítricos” estão a negociar.

Tiago Carrasco

Olaf Scholz ou Armin Laschet: Qual dos discípulos de Merkel vai rir por último?

Os partidos liderados por Scholz e Laschet cruzaram a linha da meta lado a lado nas eleições de ontem. Só após meses de negociações com outros partidos se vai saber qual deles vai ser o novo chanceler alemão. O social-democrata é um tecnocrata seco mas competente, o conservador comete mais erros, embora melhor a formar alianças. São ambos próximos de Merkel.

Tiago Carrasco

Armin Laschet, um trapalhão resiliente

Gaffes do líder da CDU arruinaram-lhe o favoritismo nestas eleições, apesar da sua tendência para as ganhar mesmo quando é desvalorizado.

Tiago Carrasco

Depois de Merkel, a incerteza

Há muito que os alemães não viviam uma eleição federal tão disputada e um futuro político incógnito. Os socialistas do SPD partem para o sufrágio com uma ligeira vantagem após terem sido dados recentemente como um partido acabado. Esperam-se longas e imprevisíveis negociações para a formação de uma coligação governamental.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30