
Montenegro diz que só tentou bloquear "parcialmente" consulta de declaração de rendimentos
A consulta pública da declaração de rendimentos e património do primeiro-ministro está suspensa até uma decisão final do Tribunal Constitucional.
A consulta pública da declaração de rendimentos e património do primeiro-ministro está suspensa até uma decisão final do Tribunal Constitucional.
"Foi a gota de água que me levou a decidir por uma queixa no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. É demais", disse José Sócrates, em conferência de imprensa.
A primeira sessão da Operação Marquês está marcada para dia 3 de julho no Tribunal Central de Instrução Criminal.
A degradação louvaminha da linguagem desqualifica o político, tanto quanto a grosseria altaneira, mas esta fatalidade escapa por completo ao secretário-geral da NATO.
"Portugal está preparado para ser parte de uma cimeira que marca uma nova fase, que garante a unidade da NATO, que garante a solidariedade entre Europa, EUA e Canadá", disse.
Quase um ano depois de ter antecipado para 2029 o compromisso português de atingir os 2% do PIB em Defesa, Montenegro disse que atingiria os 2% já este ano através de "um plano realista".
A "diminuição dos impostos sobre o rendimento do trabalho é um ato de justiça para quem trabalha", afirmou o primeiro-ministro.
A juíza defendeu ainda, esta quarta-feira, que o processo seja junto ao caso principal, cujo julgamento arranca a 3 de julho deste ano.
Em causa está a alegada utilização pelos arguidos, entre 2011 e 2014, de contas bancárias de uma sociedade controlada por Carlos Santos Silva, da mulher deste e do motorista de José Sócrates para entrarem na esfera do antigo primeiro-ministro montantes com origem ilícita.
Neste processo de reconciliação entre europeus e britânicos há, pelo menos, dois riscos: o Presidente Trump e política doméstica em Inglaterra.
Encontro irá ocorrer durante uma audiência privada.
A União Europeia também abriu recentemente o caminho para a criação de "centros de regresso" fora das fronteiras do bloco europeu para acelerar a expulsão de migrantes sem documentos.
"Não precisamos dos carros deles, não precisamos da energia deles, não precisamos da madeira deles, não precisamos de nada que eles tenham, além da amizade deles, que esperamos manter sempre", disse Trump.
O primeiro-ministro fez o segundo balanço ao País na sequência do apagão que afetou Portugal e Espanha, na terça-feira. Vai ser criada uma comissão técnica independente à resposta nacional e um pedido aos reguladores.
O Governo fez uma comunicação ao País já pela noite dentro, quando a Grande Lisboa e o Grande Porto já começavam a ter energia elétrica. Luís Montenegro indicou que "um aumento abrupto" na rede espanhola pode ser a causa do apagão ibérico.
Luís Montenegro garantiu que a "origem do apagão não foi em Portugal" e apela à tranquilidade.