
D. Manuel I. Os amores do rei que não teve amantes
Fez questão de casar com a viúva do primo, depois com a irmã desta e quase abdicou com o desgosto da sua morte. Por fim, roubou a noiva do filho.
Fez questão de casar com a viúva do primo, depois com a irmã desta e quase abdicou com o desgosto da sua morte. Por fim, roubou a noiva do filho.
Afável e incisiva, a deputada do Bloco de Esquerda colocou o líder do CDS na defensiva - uma postura em que Nuno Melo não fez boa figura.
Foi um duelo de suplentes. Mas Nuno Melo e Inês Sousa Real até se esforçaram. Quase sempre cordatos, trouxeram para o debate os temas (e as frases) do costume, da imigração à guerra, da crise climáticas às touradas, da habitação à saúde animal. No final, Nuno Melo deixou uma bicada: "Eu gosto de animais, mas coloco as pessoas antes dos animais".
É caso para dizer que a igualdade aqui não tem lugar, e que os Polícias só têm de aguentar a chacina de uma horda sedenta de sangue que, sem pejo, ousa vestir a túnica do juiz e o traje do carrasco, condenando à fogueira sem direito a defesa, sem direito a contraditório, sem direito a justiça.
Benjamin Netanyahu está a causar danos bem mais graves à Democracia, ao Estado de Direito, e, em geral, às construções ideológicas que caracterizam a chamada Civilização ou Cultura Ocidental, do que aqueles que estão a ser provocados por Vladimir Putin.
A marcha iniciou-se pouco depois das 15h30 com gritos de ordem como "paz sim, guerra não" , e "Libertar a Palestina, acabar com a chacina".
A primeira candidata de origem indiana não podia ser mais diferente de Trump, ainda que partilhe muitas das suas ideias. O adversário elegeu-a como alvo e chamou-lhe “cérebro de passarinho”. Sinal de que já só sobra ela entre Trump e a nomeação republicana.
O título induz ao erro: "Presidente lamenta falecimento de português em Gaza". Não se desconfia do lamento de Marcelo Rebelo de Sousa, mas a acção ou efeito de falecer é que fica totalmente desenquadrada.
Há uma senhora que voltou do inferno em estado crítico. Ventilada e sedada por não ter recebido tratamento adequado e lhe ser negada a medicamentação. A família de Alma Avraham implorou à Cruz Vermelha que lhe fizesse chegar os remédios vitais. Sorry, mas não tinham meios para tal.
Surovikin é uma das altas patentes mais próximas do falecido Evgeni Prigozhin. Há suspeitas de ter estado envolvido na revolta.
Ala opositora à direção do Bloco, liderada por Pedro Soares, criticou visita do partido à Ucrânia - e apelou a uma aproximação do partido à posição de Lula da Silva.
No projeto político que tem para liderar o BE, a deputada bloquista diz que quer dar uma "vida boa" aos portugueses, apontando Costa como cúmplice da "necropolítica da extrema-direita".
Seis mulheres jornalistas relataram a II Guerra Mundial como ninguém. As Enviadas Especiais, de Judith Mackrell, narra as rotas de vida destas mulheres na linha da frente e contra o preconceito.
Novo filme de George Miller, criador do "Mad Max" de 2015, põe Tilda Swinton às voltas com um génio ao estilo de Aladino, na pele de Idris Elba. Estreia esta quinta-feira.
O invasor e o invadido, na Ucrânia, estudam agora a passagem do tempo, e os efeitos que isso terá na mais cruel guerra europeia desde 1945. Esta semana traz-nos muitas reflexões sobre esse elemento: as horas que correm podem ditar vencedores e vencidos. Não há aqui empates.
Durante quatro décadas não falou do passado. Mesmo os filhos foram mantidos no escuro do sofrimento. O violoncelo, que aprendera em Berlim, salvou-a da câmara de gás e do crematório.