
Grávidas que perderam bebés tiveram "assistência necessária"
"São situações completamente imprevisíveis e às quais está associada uma elevada mortalidade em todo mundo. Foi o que aconteceu", diz Comissão Nacional de Saúde da Mulher.
"São situações completamente imprevisíveis e às quais está associada uma elevada mortalidade em todo mundo. Foi o que aconteceu", diz Comissão Nacional de Saúde da Mulher.
A DE-SNS afirmou que a resposta prestada é "congruente com os protocolos de referenciação e de acesso em vigor, tendo sido assegurada a continuidade assistencial ao longo de todo o percurso da utente no Serviço Nacional de Saúde".
A ministra da Saúde assume a responsabilidade no caso da grávida que passou por vários hospitais e acabou por perder o bebé após o nascimento.
Do total de partos ocorridos no ano passado, 99,7% (83.772) foi de mulheres residentes no país e 0,3% (287) de residentes no estrangeiro.
A sua newsletter de terça-feira
"Caracteristicamente, os riscos de infecções, de hemorragias e de lesões são superiores num ato cirúrgico", afirma Fernando Cirurgião, diretor do serviço de obstetrícia do Hospital de São Francisco Xavier.
A Ordem dos Médicos pediu a revogação da nova lei relativa aos direitos na gravidez e no parto. À SÁBADO, o bastonário da classe fala na criação de um observatório independente e na necessidade de diálogo. Associações de defesa das mulheres no parto apontam o dedo à falta de profissionais que leva a medicalização excessiva do nascimento.
Há uma pandemia silenciosa a instalar-se há várias décadas: a resistência microbiana pode ser mais perigosa do que a Covid. E como é tão difícil encontrar novos antibióticos, o melhor é mesmo prevenir as infeções e ficar atento à terra que pisa. Dois terços dos antibióticos provêm de fungos e batérias presentes nos solos.
A técnica chama-se spinning babies, mas não há gestos bruscos, os exercícios são feitos pela mãe e a ideia é posicionar o feto para que o parto seja mais fisiológico.
Escolheu Medicina para não passar a vida a aviar receitas. Primeiro, foi médico rural em Moçambique e só depois chegou à Saúde Pública, responsável por uma das mais importantes reformas dos centros de saúde. Aos 83 anos vai deixar a vida pública.
Associação pelos direitos da mulher na gravidez denuncia mais stress em grávidas e pressão para antecipar partos. Em Lisboa, apenas uma maternidade esteve aberta no fim de semana.
Os médicos conseguiram fazer uma cesariana de urgência após a morte da mãe, mas a bebé, prematura, só conseguiu sobreviver por cinco dias.
A advogada, que dá apoio a vítimas deste tipo de violência, denuncia a falta de compreensão por parte de alguns profissionais de saúde e diz que temos um excesso de cesarianas em Portugal.
Caso remonta ao final de agosto de 2022, quando uma grávida com 31 semanas sofreu uma paragem cardiorrespiratória, durante a viagem de transferência entre hospitais, tendo sido realizados trabalhos de reanimação no transporte.
Nascidos nos anos 70, os filhos dos mais velhos doentes desdobram-se em cuidados para dar assistência – e ainda cuidam dos miúdos. Relatos de quem está no meio, sem recorrer ao estatuto de cuidador (embora o exerça 365 dias por ano).