
Irão suspende cooperação com a Agência Internacional de Energia Atómica
A AIEA, com sede em Viena, há muito que controla o programa nuclear iraniano mas ainda não reagiu à posição do Irão.
A AIEA, com sede em Viena, há muito que controla o programa nuclear iraniano mas ainda não reagiu à posição do Irão.
Especialistas rejeitam a possibilidade de um ataque a centrais nucleares no Irão, mas acreditam que Israel pode vir a atacar líderes políticos e centros de investigação ligados ao programa nuclear iraniano.
Infelizmente, a transparência não está postulada, expressamente, na Constituição da República Portuguesa. Uma lacuna que contribui para o atraso das competências e capacidades nacionais.
As ciberarmas estão hoje ao dispor de Estados, criminosos, terroristas e até teenagers. No livro que deu um documentário na HBO, o jornalista do New York Times David E. Sanger explica como todos as usam e os problemas para as controlar.
Trump com áurea de grande negociador (deal breaker), desenvolveu uma política externa de oposição, desfazendo a maioria das decisões do seu antecessor, e por essa via, contentar a sua magra base eleitoral atenta aos assuntos internacionais.
Após a explosão em julho na central nuclear de Natanz, o Irão disse que iria construir uma nova estrutura, mais segura, nas montanhas da zona, mas imagens de satélite de Natanz analisadas por especialistas ainda não tinham mostrado sinais óbvios de construção no local, na província de Isfahan.
Não é a primeira vez que sucedem ciberataques aos sistemas de informação hospitalares e os cenários de bloqueio ou desvio de doentes já haviam sido equacionados.
"Não se encontravam trabalhadores no local e não foram registadas vítimas", garante responsável da Agência de Energia Atómica do Irão.
Presidente iraniano assegurou ainda que Teerão "trabalha diariamente para impedir a guerra" e defendeu que o diálogo entre o Irão "e o mundo" é difícil, mas não é impossível.
O país vai deixar de cumprir o limite de centrifugadoras de enriquecimento de urânio que pode usar, podendo assim aumentar o seu poder nuclear.
Valores atingidos não chegam perto dos níveis para fabricar armas nucleares, mas são mais um passo da resposta à retirada dos Estados Unidos do acordo de Viena.
O anúncio foi feito no dia em que o Irão assinala o 40.º aniversário da invasão da embaixada dos Estados Unidos em Teerão com protestos antiamericanos em muitas cidades do país.
Empresa autora do crime, Changchun Changsheng, falsificou registos de produção e modificou parâmetros de fabrico.
Donald Trump decidiu retirar os EUA do acordo nuclear do Irão, contra vontade dos signatários europeus. Quais eram as restrições deste acordo e por que motivos os países europeus queriam preservá-lo?
Benjamin Netanyahu tinha já dito que o programa nuclear "ameaçava a sobrevivência de Israel".
Os representantes dos EUA e do Irão reúnem-se em Lausanne. Os detalhes do acordo só serão conhecidos em Junho