As últimas viagens dos negreiros e a hipotética extinção do Chega
Os nomes portugueses que enriqueceram à custa do tráfico de escravos e construíram parte do país. O debate sobre a extinção do Chega, e o que 1975 nos deu em cinema, 50 anos depois.
Os nomes portugueses que enriqueceram à custa do tráfico de escravos e construíram parte do país. O debate sobre a extinção do Chega, e o que 1975 nos deu em cinema, 50 anos depois.
Durante cem anos, aventureiros e capitalistas enriqueceram no tráfico de escravos. Ulrich, Bravo, Van Zeller ou o conde de Ferreira: as histórias dos últimos negreiros portugueses.
O Teatro Tivoli BBVA é o primeiro equipamento cultural em Portugal a receber esta distinção da Academia Europeia de Cinema, sendo a segunda distinção atribuída no país, depois da Ribeira do Porto em 2022.
Nos últimos anos várias foram as flotilhas que tentaram chegar a Gaza, no entanto nenhuma teve sucesso.
Ataque ocorreu enquanto os terroristas estavam no mar, "em águas internacionais, transportando narcóticos ilegais, a caminho dos Estados Unidos".
O filme de Francesco Rosi sobre o bandido Salvatore Giugliano mostra-nos um ato fundador da política italiana contemporânea. Mais estimulante do que seguir a política caseira destes dias.
Vila Real prepara-se para meses de muita atividade com vários eventos de relevo. A 54.ª edição do Circuito Internacional assume honras de cabeça de cartaz.
O fascismo anda por aí à solta? Lamento, mas não dou para esse peditório. Existe uma diferença entre casos de política e casos de polícia. Convém não os misturar.
Milhares de insetos são usados para limpar esqueletos de animais para que possam ser estudados e exibidos. Em Lisboa, acontece o mesmo.
Os primeiros registos de infeções em seres humanos datam de 7000 a.C., no Egito e na Babilónia.
O programa de celebração das festas locais inclui ainda atuações de Plutónio (9 de junho), Rui Veloso (28 de junho) e Sara Correia (29 de junho).
Naquela que foi a sua última entrevista antes do conclave, António Marto afastou-se de qualquer lista de 'papabili'. "Eu não tenho ilusões, eu não venho para aqui com ilusões, nunca me passou pela cabeça ser bispo" sequer, gracejou António Marto, 77 anos, considerando que o cargo deve passar para outras gerações.
Exposições, conversas e leituras de textos do escritor são algumas das iniciativas do programa de celebrações, em Setúbal.
Vargas Llosa é um dos nomes mais importantes das letras latino-americanas e firmou-se como um dos principais escritores da sua geração.
A 6.ª edição do festival está marcada para 30 e 31 de maio no Seixal (Setúbal) e tem um programa de intenções: combater "o avanço dos populismos e das derivas autoritárias um pouco por todo o mundo".
O que é que a recente tendência de chocolate inflacionado pode dizer-nos sobre o tempo em que vivemos? Francisco Louçã e Kiko is Hot tentaram explicar