
À segunda foi de vez. Merz eleito chanceler alemão
Líder da CDU falhou eleição na votação da manhã, mas acabou eleito esta tarde. Chanceler tinha de reunir 316 votos, de manhã só conseguiu 310. Na segunda votação conquistou 325 votos.
Líder da CDU falhou eleição na votação da manhã, mas acabou eleito esta tarde. Chanceler tinha de reunir 316 votos, de manhã só conseguiu 310. Na segunda votação conquistou 325 votos.
O pacote "Responsabilidade pela Alemanha" precisa ainda da aprovação da maioria dos 350 mil membros do SPD através de uma votação online, assim como a aprovação da liderança da CDU e da CSU, membros da coligação.
O bloco vencedor nas eleições, composto pela União Democrata Cristã (CDU) e pela União Social Cristã (CSU), e o Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), concordaram com um texto para orientar as ações do próximo executivo.
As negociações para formar governo começaram na noite do domingo eleitoral, com Friedrich Merz a começar a fazer contactos com o SPD. Contudo, o processo deve demorar pelo menos "até à Páscoa", explica a especialista Mónica Dias.
Extrema-direita deverá ter o melhor resultado de sempre, mas ‘cordão sanitário’ trava ambições governamentais.
A mulher lésbica de 45 anos assegurou a nomeação como candidata pelo partido de direita radical às eleições legislativas de fevereiro. E já tem o apoio de Elon Musk.
A decisão final sobre a data das eleições deverá ser tomada pelo Presidente federal, Frank-Walter Steinmeier.
O ataque ocorreu na cidade ocidental de Essen no sábado, dia 29, para onde cerca de mil polícias foram destacados quando 50 mil manifestantes marcharam em direção ao congresso do partido Alternativa para a Alemanha.
Menos Pacto Ecológico, menos imigração, mais direita, vários descalabros com consequências, Moscovo feliz, e uns quantos casos caricatos: até dois presos foram eleitos.
Resultados eleitorais levaram o presidente francês a marcar eleições legislativas, mas na Alemanha, apesar da derrota, Scholz não mexe no calendário eleitoral. Negociações para a reeleição de Ursula von der Leyen devem começar em breve.
Ordem dos partidos mantém-se inalterada, mas extrema-direita e direita radical saem reforçados. Resultados já levaram a eleições antecipadas em França.
Três meses depois do início da guerra, o equilíbrio e a união, tanto ucraniana como internacional, parecem cada vez mais difíceis de manter. A Ucrânia não pode ceder à tentação de perder-se na exigência de apoio e solidariedades absolutas e incondicionais.
As centrais de Brockdorf, Emsland e Gröhnde, todas no Norte do país, cessarão as suas operações no último dia de 2021, e as centrais Neckarshaim 2, Isar 2 e Gundremingen C, no Sul, seguirão o exemplo no final de 2022, tornando a Alemanha um país sem energia nuclear, segundo a agência de notícias espanhola EFE.
Os partidos liderados por Scholz e Laschet cruzaram a linha da meta lado a lado nas eleições de ontem. Só após meses de negociações com outros partidos se vai saber qual deles vai ser o novo chanceler alemão. O social-democrata é um tecnocrata seco mas competente, o conservador comete mais erros, embora melhor a formar alianças. São ambos próximos de Merkel.
De acordo com projeções, os social democratas vencem as eleições, mas os conservadores dizem que têm condições para disputar a formação do próximo Executivo.
Há muito que os alemães não viviam uma eleição federal tão disputada e um futuro político incógnito. Os socialistas do SPD partem para o sufrágio com uma ligeira vantagem após terem sido dados recentemente como um partido acabado. Esperam-se longas e imprevisíveis negociações para a formação de uma coligação governamental.