
Já são conhecidos os 13 nomeados ao prémio Booker
Já é conhecida a lista de nomeados a um dos mais importantes prémios literários dedicado à ficção em língua inglesa. Os finalistas serão conhecidos a 16 de setembro e o vencedor a 12 de novembro
Já é conhecida a lista de nomeados a um dos mais importantes prémios literários dedicado à ficção em língua inglesa. Os finalistas serão conhecidos a 16 de setembro e o vencedor a 12 de novembro
A publicação desvenda o percurso de ambas como líderes e revela as camadas da liderança do século XXI.
Para autografar livros, conversar e apresentar novidades, são muitos os que vão passar pelo Parque Eduardo VII. Destacamos 11, de RAP a Dulce Maria Cardoso, e dizemos-lhe a que dias e horas poderá encontrá-los.
Nesta primavera especialmente quente, que convida a idas à praia – e a leituras na praia –, encontrámos cinco boas novidades literárias. Entre a ficção e a não ficção, há opções para vários gostos.
Dormir numa antiga escola, numa estação de comboios desativada ou num edifício que percorre todo o Alentejo são algumas das sugestões.
Era hiperativo, sofria de epilepsia e caiu 36 vezes do cavalo. Colecionava amantes – com uma delas trocou mais de 200 cartas – e filhos ilegítimos, mas foi um marido romântico e pai dedicado. Como político, não era agarrado ao poder e escreveu contra a escravatura. Abdicou de dois tronos – o português e o brasileiro –, mas mudou a História para sempre.
"A história do homem que, sem qualquer experiência política ou conhecimento relevante, prometeu aos ucranianos mudar o país. Um homem com a confiança de 13,5 milhões de eleitores. Uma pessoa que compreendeu [que] confiança implica responsabilidade", sublinha a editora.
Foi o mais condecorado militar português, lutou durante toda a Guerra Colonial. Quando morreu, nasceu outra guerra, pela narrativa sobre quem foi e o que representa. Um novo livro de Nuno Gonçalo Poças, de que a SÁBADO faz a pré-publicação, ajuda a percebê-lo: à sua coragem e aos seus abusos.
A alguns quilómetros de Lisboa há um oásis literário por explorar. Além de ser um alojamento premiado, a Casa das Letras Bed & Books é um exercício de comunidade.
A tradição é antiga: depois das férias, vem o recomeço, com temporadas culturais que se prolongam até ao réveillon. Este ano particularmente ansiadas, são também sinónimo de regresso à normalidade, com a população vacinada contra a Covid-19.
Enquanto existir um único homem que cresça com ideias preconcebidas de como um homem se deve portar, a revolução masculina permanecerá uma vitória de Pirro. E, com ela, todas as outras revoluções não passarão de pequenas revoltas.
Crónicas de Dulce Maria Cardoso, mais um livro de poesia da última vencedora do Prémio Nobel da Literatura e uma nova biografia de Salazar são alguns dos lançamentos deste mês.
Romances, contos, poesia e muitas biografias vão chegar às livrarias este mês. Chimamanda Ngozi Adichie, George Orwell, Gonçalo M. Tavares e Louise Glück entre as novidades.
Da ficção ao ensaio, com muito Arséne Lupin pelo meio e uma adaptação de Júlio Diniz por Agustina Bessa-Luís, confira aqui alguns dos lançamentos que não pode perder este mês.
Foi no final de 2019 que Vítor Sobral lançou o seu livro dedicado aos azeites. Além das mais de 130 receitas, Com os Azeites explica a origem do "ouro da cozinha", desmistifica equívocos e ajuda os portugueses a escolherem o azeite em função dos cozinhados.