
Tudo sobre a primeira biografia do novo Papa
Quem é Leão XIV? O que pensa o papa americano? O jornalista Christophe Henning tenta responder a estas questões e ficamos com mais pistas. Mas ainda há muito por saber sobre Prevost
Quem é Leão XIV? O que pensa o papa americano? O jornalista Christophe Henning tenta responder a estas questões e ficamos com mais pistas. Mas ainda há muito por saber sobre Prevost
A rapidez da escolha fez temer o pior, mas os primeiros sinais indicam que, desta vez, o Espírito Santo deve ter acertado no perfil escolhido para líder da Igreja Católica.
O jornalista agora dedica-se aos romances. Para escrever Conclave investigou a votação mais secreta do mundo. Um cardeal disse-lhe que fez bem o trabalho de casa. A adaptação ao cinema foi um sucesso.
Em criança, em vez de brincar às escondidas, “Rob” brincava aos padres, e sempre soube que queria fazer parte do mundo eclesiástico, revela um dos seus irmãos mais velhos.
Um papa cria cardeais em função de tradições e atendendo às circunstâncias para preservar o que entenda ser o legado do pontificado, mas quem lhe suceda, saído do colégio cardinalício, reinventa-se como sumo pontífice à sua própria maneira.
Pietro Parolin era um dos favoritos a sucessor de Francisco, mas uma reviravolta acabou por dar vantagem a Robert Prevost. Estas são as várias teorias do que terá acontecido dentro do conclave.
O novo pontífice optou pela tradicional vestimenta papal que Francisco recusou, num sinal de simplicidade. O norte-americano recuperou a mozeta encarnada, a estola com bordados dourados, os sapatos encarnados e o colar com a cruz de ouro. Mas acrescentou um toque moderno ao traje.
Compromissos de Leão XIV iniciam-se já na sexta-feira com uma missa na Capela Sistina.
O Conclave escolheu, esta quinta-feira, o sucessor do Papa Francisco. Pelas 17h10, saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina, momento que foi celebrado pelos milhares de fiéis que se encontravam na Praça de São Pedro.
Leão XIV foi o nome escolhido pelo primeiro Papa americano da História. Foi eleito no segundo dia de conclave ao fim de quatro votações.
Estão marcadas mais duas votações para esta tarde.
Esta quinta-feira podem ocorrem quatro votações e, se nenhuma conseguir reunir os três terços dos votos o processo repete-se no dia de amanhã.
Esta quarta-feira ergueu-se fumo negro pela chaminé da Capela Sistina, indicando isto que ainda não foi eleito nenhum líder da Igreja Católica.
O jornalista Fabio Marchese Ragona, autor do livro escrito em conjunto com o Papa Francisco, defende que o legado será para continuar. E que Américo Aguiar está entre os preferidos.
São 133 cardeais a votarem (e também elegíveis). Até sair fumo branco do Vaticano, têm de viver dias de clausura: são afastados dos telemóveis, da rádio e da TV. Descansam em suítes e fazem refeições equilibradas. Há quatro portugueses no processo, revestido de secretismo e formalidades.
As preparações no Vaticano para a eleição do novo Papa avançam rapidamente, a menos de uma semana do início Conclave que está marcado para o próximo dia 7 de maio.