Sábado – Pense por si

Novas armas contra o cancro do pulmão

Entre as doenças oncológicas, é das mais temidas. No entanto, os tratamentos inovadores e a prevenção primária ainda não estão amplamente disponíveis.

A doença como um erro no sistema

Se deixar de fumar, mesmo que tenha fumado durante décadas, ao fim de 15 anos o seu corpo terá conseguido limpar todos os vestígios do tabaco e o risco de contrair cancro do pulmão é igual ao de alguém que nunca fumou.

Lusa

Morreu o jornalista Pedro Cruz

Pedro Cruz estava atualmente na direção da Global Media e foi também diretor da rádio TSF. Foi vítima de cancro do pulmão.

Lusa

Poluição aumenta casos de cancro de pulmão em não fumadores

Investigadores reconhecem que risco de cancro do pulmão devido à poluição é menor do que o do tabagismo, mas salientam que mais pessoas em todo o mundo estão expostas a níveis perigosos de poluição do ar do que aos produtos químicos tóxicos causados por um cigarro.

Aliança para combater cancro do pulmão, o que mais mata em Portugal

Lançada no Dia Internacional da Luta Contra o Cancro, esta aliança foi inspirada no projeto internacional The Lung Ambition Alliance e reúne várias entidades, entre as quais a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Pulmonale, o Grupo de Estudos para o Cancro do Pulmão, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia e a AstraZeneca.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h