Histórias de violência
O fascismo anda por aí à solta? Lamento, mas não dou para esse peditório. Existe uma diferença entre casos de política e casos de polícia. Convém não os misturar.
O fascismo anda por aí à solta? Lamento, mas não dou para esse peditório. Existe uma diferença entre casos de política e casos de polícia. Convém não os misturar.
Embora seja agora perfeitamente evidente que não há conquistas civilizacionais (sociais e políticas) irreversíveis, há que não entrar em desesperos e desânimos.
Jurista e historiador inaugura a nova série da coleção Breves Biografias de Políticos Portugueses, grátis com a SÁBADO a partir de dia 17, com a vida do "General Sem Medo".
«Já encontraste alguma coisa de muito terrível, de muito criminoso, de insensato, em que os intelectuais não pensassem e de que não quisessem servir-se para renovar o mundo?»
Há pouco, na derradeira live antes do Dia D, Venâncio disse acreditar piamente que a polícia moçambicana não vai amanhã disparar sobre o seu próprio povo, e pediu à população para levarem rosas para enfeitar os canos das armas dos "nossos irmãos".
Foi editada em Portugal a novela gráfica de Keum Suk Gendry-Kim que explora o tema da separação de famílias na Coreia depois da guerra entre norte e sul.
O país pretende assim aproximar-se do resto da Europa e romper com as tradições russas.
Conselheiro de Defesa nacional dos EUA com Nixon, Kissinger finou-se na sua casa de Connecticut e na sua lápide bem poderá figurar a máxima de que só o poder importa.
No livro "Lenine Foi à Lua", Michel Eltchaninoff liga Elon Musk a Putin. O que os une? A admiração pelos cosmistas russos, que viram na exploração planetária o caminho para uma nova humanidade.
Mesmo agora, com a limpeza étnica que o Azerbaijão promove em Nagorno-Karabakh, o antissemita inconsciente não se pronuncia a favor do povo arménio. Em nenhum destes conflitos há “judeus” e isso explica o seu desinteresse.
Grupo Wagner hasteou bandeiras "para que todos pudessem vê-las". Imagens de satélite mostram infraestruturas, blocos de apartamentos e prédios reduzidos a escombros consequência da batalha mais longa e sangrenta da guerra na Ucrânia.
Nome da cidade russa foi dado em homenagem a Mikhail Kalinin, líder da revolução bolchevique que está ligado a um massacre onde milhares de militares polacos foram executados pelas forças soviéticas.
O nazismo chegou ao poder há 90 anos, Mussolini há 100. Mas a violência sistemática de há um século deixou já de ser necessária para garantir o domínio absoluto sobre a sociedade. Como a China está a demonstrar.
Recuperar a Crimeia para a Ucrânia parece impossível, mas permanece como um dos grandes objetivos de Kiev. Qual o papel da península anexada em 2014 para o progresso do conflito?
Isabel ou Lilibet, como era conhecida pelos pais e família, foi uma criança obediente e solitária. Brincava com a irmã e com a ama e não podia tocar nos presentes oferecidos pelos súbditos.
Na terça feira morreu o último presidente da União Soviética, Mikhail Gorbatchov, aos 91 anos.