
António Filipe. As polémicas do deputado histórico que se candidata a Belém
O comunista foi deputado em 11 legislaturas e é uma das figuras mais consensuais do partido. Mas as suas posições valeram-lhe algumas críticas ao longo dos anos.
O comunista foi deputado em 11 legislaturas e é uma das figuras mais consensuais do partido. Mas as suas posições valeram-lhe algumas críticas ao longo dos anos.
Quem é Leão XIV? O que pensa o papa americano? O jornalista Christophe Henning tenta responder a estas questões e ficamos com mais pistas. Mas ainda há muito por saber sobre Prevost
"O Santo Padre aceitou a renúncia ao cargo de núncio apostólico em Portugal apresentada por monsenhor Ivo Scapolo, Arcebispo Titular de Tagaste", por limite de idade, refere o boletim da Santa Sé.
O teólogo Armindo do Santos Vaz explica o que podemos esperar do Papa. Uma semana após a eleição os fiéis estão empolgados com Leão XIV.
O perfil do novo Papa obrigou a dezenas de telefonemas para os vários países que a sua história cruza. Já nos jantares-comício dos partidos o prato principal foi muitas vezes o computador portátil - onde se registava o que acontecia nas campanhas.
Gosta de jogar ténis, em criança brincava aos padres e percorreu o Peru a cavalo. Robert Prevost era o mais improvável da lista de cardeais, mas um dos braços-direitos de Francisco. Cinco portugueses, que conviveram com o cardeal, contam como trabalha o sorridente – e sempre disponível – Leão XIV.
Além de dar a entender que quer seguir a linha de Francisco, a mensagem geral de Robert Prevost é a insistência na paz. Algo de que o mundo está desesperadamente necessitado.
"No cenário dramático atual de uma III Guerra Mundial em pedaços, como afirmou várias vezes o Papa Francisco, dirijo-me também eu aos grandes do mundo, repetindo o apelo sempre atual: nunca mais a guerra", afirmou o Papa, eleito na quinta-feira.
Um papa cria cardeais em função de tradições e atendendo às circunstâncias para preservar o que entenda ser o legado do pontificado, mas quem lhe suceda, saído do colégio cardinalício, reinventa-se como sumo pontífice à sua própria maneira.
Agora que já se sabe que Leão XIV é o papa eleito, a SÁBADO falou com os padres Anselmo Borges e Fernando Rosas sobre a continuidade das políticas de Francisco e os principais desafios para o novo papado.
Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro pontífice norte-americano, mas já discordou publicamente de políticas da administração Trump.
Contra o luxo, a favor da compaixão, da sinodalidade e muito próximo de Francisco. Diz que não podem fechar "a porta da Igreja às pessoas que sofreram abusos". Mas há quem o acuse de não ter sido eficaz na questão dos abusos sexuais. Esteve em Lisboa na Jornada Mundial da Juventude e recorda a alegria dos jovens.
Norte-americano é conhecido pela sua aproximação com os pobres e os imigrantes, tal como Francisco. No entanto, chegou a ser acusado por três mulheres de ter encoberto casos de abuso sexual.
Leão XIV foi o nome escolhido pelo primeiro Papa americano da História. Foi eleito no segundo dia de conclave ao fim de quatro votações.
"Gostaria de ser Papa. Essa seria a minha escolha número um", disse Trump na Casa Branca antes de elogiar o arcebispo de Nova Iorque.