Balsemão: uma família que sempre foi da elite
Francisco Pinto Balsemão viveu até casar num palacete, rodeado de empregados. Do lado da mãe descende de D. João IV, o ramo paterno foi pioneiro da luz elétrica e fundou o Diário Popular.
Francisco Pinto Balsemão viveu até casar num palacete, rodeado de empregados. Do lado da mãe descende de D. João IV, o ramo paterno foi pioneiro da luz elétrica e fundou o Diário Popular.
Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.
Há quem tenha medo de se perder no metro, quem não consiga fazer compras no supermercado e até compre produtos fora do prazo por incompreensão. Conheça histórias de adultos que estão a aprender hoje o que não conseguiram quando andavam na escola. Porque ser escolarizado não é sinónimo de ser alfabetizado.
O enlace vai acontecer em Lisboa, em 2026. Os laços da família nobre ao nosso País atravessam gerações: os bisavós da noiva exilaram-se em Sintra, a mãe fala português e a própria vive e trabalha na capital. O futuro marido, lusodescendente, "rapidamente se integrou na família".
Transmite calma em situações-limite, na barra do tribunal, no palco e até melhora resultados de empresas. Quatro profissionais de topo explicam o que mudou desde que praticam. Veja os vídeos.
Perseguidos pelo Marquês de Pombal, chegaram a ser a família mais rica do País – com um casamento que envolveu acusações de rapto e tentativas de suborno. Um dos descendentes do I duque levou a Rainha Isabel II a conhecer a Arrábida. Outros cruzaram os seus nomes com Espírito Santo, Soares Franco e Van Zellers.
Mesmo em época baixa, o litoral alentejano continua a atrair celebridades. Depois das socialites dos clãs Hilton e Kardashian andarem às compras de casas, é a vez dos convidados para o enlace da filha de Mourinho se instalarem na zona. Os hotéis estão lotados para os dias de festa, 12 e 13 de outubro.
A ficção tomou conta de um apontamento curioso do século XVI britânico. "My Lady Jane", nova série da Prime que tenta ser uma "Bridgerton" para outro público, apresenta-nos "a rainha dos nove dias".
O primeiro a nascer em Portugal foi um importante homem de negócios no Porto – o escultor Soares dos Reis fez-lhe um busto da mulher, a viscondessa Andreza. Com o segundo conde, o comboio chegou a Cascais e o projeto de uma estância turística que rivalizasse com a Côte D’Azur começou a ganhar forma.
Depois de Fernando Madureira ficar em prisão preventiva, as autoridades acreditam que foi a filha mais velha que assumiu o esquema milionário de venda de bilhetes do FC Porto.
Outro dos mitos que importa por de lado é o de que os EUA são o farol da Democracia no Mundo. Nunca o foram e, cada vez mais, não o são.
É já este sábado que a noiva entrará na Basílica de Mafra, com a tiara da Rainha D. Amélia. Esperam-se cerca de 1.200 pessoas na igreja e na rua vai haver festa popular, com ranchos folclóricos, bandeiras da monarquia e merchandising à venda. No jantar de gala para 400 convidados, nos jardins da casa da família, vai servir-se vitela barrosã e robalo.
Construíam-se pavilhões, pontes e enormes arcos triunfais para festas que podiam ter três dias seguidos de fogo de artifício. Havia enxovais que valiam mais do que um palácio, joias com 4 mil pedras preciosas e banquetes preparados por 200 pessoas – servidos em mesas com toalhas de ouro.
"O despacho suspende todos os atos relacionadas com a transladação e o assunto tem de voltar para a Assembleia da República", explica o ex-presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz do Douro, onde está sepultado o escritor.
O Presidente da China reservou o Ritz por inteiro, Madonna tentou o mesmo com o hotel boutique Verride e o ator Eugene Levy conseguiu – por uma semana.
Sob um coro de críticas, a vivenda Aleluia, sede do partido em Aveiro, vai ser demolida para construir 17 apartamentos. O projecto imobiliário é do próprio PCP que, há alguns anos, defendia a preservação do edifício da autoria de Silva Rocha quando ali quiseram implantar um prédio com cinco andares.