Sábado – Pense por si

Lucília Galha

Ricardo já tem a data da sua morte

Há 15 anos ficou tetraplégico. Desde então, abriu uma empresa, viu os filhos crescer e é feliz, mas já n ão quer viver – falta-lhe a liberdade. Em 2026, vai morrer através de suicídio assistido.

Sónia Bento

A febre do skincare infantil

Para imitar as influencers, miúdas de 10 ou 11 anos fazem vídeos com cuidados de pele e maquilhagem. Dermatologistas e psicólogos dizem que é “péssimo”.

Sofia Parissi

Cinco formas de se juntar ao "Outubro Rosa"

As campanhas de sensibilização e prevenção do cancro da mama prolongam-se até ao final de outubro. De pijamas a maquilhagem ou roupa interior, não faltam opções para se juntar ao movimento.

Raquel Lito

Um brinde às marcas das celebridades

Cindy Crawford lança a sua tequila. Os Iron Maiden têm um tinto do Douro prestes a chegar ao mercado. E até os Xutos & Pontapés dão cartas num vinho do Alentejo com edições especiais. Esta moda entre as estrelas veio para ficar: o fator-chave é a notoriedade.

Toque de entrada

A boa educação de um milhão de portugueses

Há um milhão de portugueses que certamente ficaria desiludido se recebesse um telefonema da escola contando que os seus filhos apoucam os colegas, mas que votou num político que, nas presidenciais de 2021, atacou a aparência de uma adversária, comentando com escárnio o seu batom vermelho, e a idade de outro, chamando-o de "avô bêbedo".

Íris Fernandes

A moda da maquilhagem para crianças

Têm entre 3 e 12 anos e quase não saem de casa sem maquilhagem. Estão sempre por dentro das novas modas. Os especialistas alertam para os riscos.

Raquel Lito

Quem trata de avós e netos? A geração sanduíche

Nascidos nos anos 70, os filhos dos mais velhos doentes desdobram-se em cuidados para dar assistência – e ainda cuidam dos miúdos. Relatos de quem está no meio, sem recorrer ao estatuto de cuidador (embora o exerça 365 dias por ano).

Talvez crónica

O cheiro da casa

Quando se vendeu a casa, a casa já não era a mesma. Era uma boa casa, mas já não era a mesma. Se eu lá voltar vou ver coisas que quem lá mora não vê. Vou ver o sítio da cozinha onde a minha mãe guardava os chocolates para eu não chegar, a parede do quarto dos meus pais que eu pintei com batom.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h