Sábado – Pense por si

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. A revolta dos moradores do Parque das Nações

Habitantes do bairro social Quinta das Laranjeiras acusam a câmara de Lisboa de receber milhares de euros pelo aluguer do telhado do prédio a empresas de telecomunicações para instalarem antenas. Enquanto isso, as casas enfrentam sérios problemas de humidade e os elevadores estão muitas vezes avariados.

Bruno Faria Lopes

Políticos nos bairros: ir mais ao terreno é "um dever", aponta Marcelo

Os governantes e líderes dos maiores partidos visitam os bairros com mais exclusão antes de eleições, notam as associações de moradores ouvidas pela SÁBADO. Para o Presidente da República ir é crucial, até porque “o ritmo da mudança não para de aumentar, desafiando estruturas públicas preparadas para a realidade de há 30, 20 ou 10 anos”.

Papa Francisco
Margarida Davim

Vinda do Papa põe escolas em alvoroço

Há escolas que precisavam de reparações há anos a serem intervencionadas, professores sem sala para trabalhar, estranhos a circular no espaço escolar durante exames. A vinda dos peregrinos para as Jornadas Mundiais da Juventude está a mexer com a vida nas escolas e fazer alguns professores falarem em "falta de respeito".

Sandra Xavier

Juntos, lares e creches combatem a solidão

Ler histórias, fazer pinturas e até ginástica em conjunto – os idosos rejuvenescem e os miúdos divertem-se. Há cada vez mais creches com projetos com lares de idosos.

Susana Lúcio

Professores com 700 alunos e atolados em burocracia

Dão aulas em várias escolas, não têm tempo para intervalos, trabalham até de madrugada e não conseguem conhecer os alunos. Sete docentes de todo o País contam à SÁBADO as dificuldades que sentem para cumprirem a sua missão: ensinar.

Marco Alves

E Cotrim, funciona e faz falta?

Amigos de há décadas, e até o seu motorista, explicam como é o líder da Iniciativa Liberal. E como era antes do partido.

Rita Pereira Carvalho

Carnide, o único bastião comunista de Lisboa

É a única freguesia da capital que continua a ser liderada pela CDU. As memórias de um presidente barricado no posto dos correios e de outro que ajudou a carregar parquímetros arrancados do chão parecem estar ainda bem vivas. E o trabalho feito nos bairros sociais também ajudou na hora de decidir onde colocar a cruz no boletim de voto das últimas eleições.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30