Autárquicas: PCP ainda não decidiu se recorre de recontagem dos votos de Lisboa
Em declarações aos jornalistas Sofia Lisboa, em representação da CDU, confirmou que se mantém "um voto de diferença" a favor do Chega
Em declarações aos jornalistas Sofia Lisboa, em representação da CDU, confirmou que se mantém "um voto de diferença" a favor do Chega
Recontagem tinha sido pedida pela CDU
CDU interpôs recurso visando uma secção da freguesia de São Domingos de Benfica
O processo de recontagem tem particular importância na atribuição de um lugar de vereador no executivo da Câmara Municipal de Lisboa ao Chega ou à CD, forças que atualmente estão a um voto de distância, com vantagem para o Chega.
Partido de João Ferreira acredita que pode tirar um vereador ao Chega. Processo de confirmação da contagem dos votos deverá estar concluído na quinta-feira.
Quantos votos cabem numa urna e os professores na validação da contagem de votos: a organização por trás do momento alto da democracia. Este domingo mais de 10,8 milhões de pessoas são chamadas a votar.
O Tribunal de Contas destacou também que "o desempenho público não pode prescindir de um sistema de controlo interno integrado e forte, com grau de autonomia elevado, que permita assegurar o cumprimento e a efetivação das políticas públicas de forma eficaz e transparente".
Os sociais-democratas pedem que os factos "sejam investigados e que seja movido procedimento criminal contra os autores do falseamento do resultado eleitoral" nos círculos da emigração nas eleições legislativas de janeiro.
Decisão da Comissão Nacional de Eleições surge depois de terem sido considerados nulos 80% dos votos do círculo eleitoral da Europa
O TC advertiu que qualquer acordo no sentido de aceitar os boletins de voto que não sejam acompanhados por fotocópia do documento de identificação do eleitor é "grosseiramente ilegal".
Partido diz que vai pedir reuniões a todos os partidos sobre uma reforma do sistema eleitoral, após mais de 80% dos votos dos emigrantes do círculo da Europa nas legislativas terem sido anulados.
Rui Rio diz que foi "cometido um crime" ao anular os resultados de 141 das 180 mesas de voto do círculo de emigração da Europa por falta da cópia do documento de identificação. "80% dos votos dos emigrantes na Europa foram deitados ao lixo”, diz o líder social-democrata.
Mais de 80% dos votos dos emigrantes do círculo da Europa nas legislativas de 30 de janeiro foram considerados nulos, após protestos do PSD.
Em causa estão protestos apresentados pelo PSD após a maioria das mesas ter validado votos que não vinham acompanhados de cópia da identificação do eleitor, como exige a lei.
O PS teve 37,72% e PSD 28,40% dos votos nos 34 consulados portugueses, enquanto o Chega terminou como terceira força política com 9,86%. Maioria dos socialistas é agora de 119 deputados, contra 78 dos sociais-democratas.
Se algum partido recorrer dos números apurados, prazos para apuramento são alargados.