Insustentável (in)felicidade
Há uma data que, anualmente, marca discretamente o princípio do fim. O Earth Overshoot Day marcou o ponto de ruptura, expondo o descompasso entre o que exigimos da Terra e o que esta consegue repor.
Há uma data que, anualmente, marca discretamente o princípio do fim. O Earth Overshoot Day marcou o ponto de ruptura, expondo o descompasso entre o que exigimos da Terra e o que esta consegue repor.
Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso
Nestes dias de peste já não digo nada, mas ainda tenho uma leve esperança de que o Prémio Nobel não vá para o traidor à Ucrânia e para o homem que incentiva Bibi, para fazer a sua Riviera no Médio Oriente, por cima de cadáveres “colaterais
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Existe sofrimento em Gaza. Existe. A culpa é do Hamas, o responsável pelo início da guerra e pelo seu prolongamento, recusando libertar os reféns ou aceitar um cessar-fogo. Culpado por saquear ajuda humanitária, supostamente destinada aos civis. A ONU não se esquiva da responsabilidade.
O Deepseek, alternativa chinesa ao ChatGPT, usa código aberto e tem-se afirmado pela capacidade de se igualar à OpenAI. Ao que dizem, tem um custo inferior e consome menos recursos.
golpe de Estado, pelos acontecimentos que culminaram com o ataque de radicais aos três poderes em Brasília, a 08 de janeiro de 2023
Se o tema associado à sustentabilidade das próximas gerações sempre teve como prioridade o aspecto ambiental do planeta, cada vez mais parece ser apenas a ponta do iceberg.
Tiago Pitta e Cunha elogiou ainda a postura de Portugal durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano por ter ratificado o Tratado do Alto Mar e anunciado o cumprimento da meta de 30% de áreas marinhas protegidas já este ano.
Inspirado no clássico 4L, o novo modelo compacto, versátil e 100% elétrico da Renault chega a Portugal em três versões e com preços a partir de 29.500 euros.
Pode ser, como se diz, uma "ego-trip" de Trom Cruise, mas Christopher McQuarrie filma a coragem física do ator na perfeição. Por aqui há I.A. e a humanidade em risco. Surpreende pouco? Não importa.
Dois dos principais candidatos aparecem junto da concentração dos seus apoiantes de mota e não é uma mota qualquer, é uma mota de marca, e vestidos a preceito de motards, coisa que nenhum é. Outro candidato faz-se filmar a tomar banho em tronco nu, ou joga voleibol na praia. Nenhuma mulher faria algo de semelhante.
Desde o Concílio Vaticano II (1962-1965) a Igreja está em aggiornamento constante para se «adaptar melhor às necessidades do nosso tempo», nos termos da revisão da liturgia promulgada por Paulo VI na Constituição Apostólica «Sacrosanctum Concilium».
Já disse há muitos anos, e repito, que o instrumento que mais mudou a sociabilidade dos portugueses foi o telemóvel. Tornou-os mais violentos, mais sós, mais controladores, mais abusivos, mais individualistas na tristeza e na infelicidade.
Muitas vezes a noção de igualdade confunde-se com a ideia de sermos iguais, que não somos, sequer temos de ser, ou queremos ser.
O espanto ante o trumpismo 2025 é coisa de gente incauta e pouco perspicaz.