
Há 900 anos D. Afonso Henriques criava Portugal
Em 1125, na catedral de Zamora mostrou ao mundo que não existia ninguém acima de si. Armou-se cavaleiro sozinho e dessa forma expressou uma ideia pública: queria ser rei.
Em 1125, na catedral de Zamora mostrou ao mundo que não existia ninguém acima de si. Armou-se cavaleiro sozinho e dessa forma expressou uma ideia pública: queria ser rei.
Mulheres casadas, ciganas, freiras, atrizes – o Rei viveu várias paixões. A mais famosa foi com uma freira de Odivelas, Madre Paula. No fim da vida terá recorrido a afrodisíacos.
A CEP recebeu, em fevereiro de 2023, um relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal, que validou 512 testemunhos, num total de 564 recebidos, relativos a casos ocorridos entre 1950 e 2022.
Em entrevista, Nuno Melo teve de se emendar sobre deixar o PS governar se ganhar, mas diz que só “aditou” informação. Tem agora uma cábula para responder qual é o salário mínimo. Não vai ser “polícia mau” na campanha, mas lembra que fez “muita barra” e trouxe isso para a política.
A Assembleia Plenária da CEP, que decorre em Fátima, termina na próxima quinta-feira.
Para o arcebispo de Braga, é impossível "imaginar pior tragédia do que viver situações dramáticas e traumáticas na mais completa solidão, temendo a insuportável repetição dos infames acontecimentos, pois grande parte das vítimas sofre abusos continuados dos abusadores".
Contamos-lhe todas as novidades do pedaço de costa mais procurado pelas elites nacionais e internacionais; revelamos vários casos de mulheres grávidas que se queixam de negligência; e mostramos as relíquias mais estranhas guardadas em Portugal.
Mais missas durante a manhã nos próximos dois fins de semana é uma das recomendações em estudo pelos bispos, sendo certo que cada diocese tem autonomia para decidir. Igreja manifesta "surpresa" perante falta de articulação por parte do Governo.
Um dos casos reporta-se a um sacerdote já falecido, enquanto o outro envolve um sacerdote ainda vivo.
O novo coronavírus vai durar "durante muito tempo", prevê Jorge Ortiga , advertindo que o cansaço pode levar a situações de incumprimento.
Quanto à forma como os católicos podem intervir na defesa do referendo, Manuel Barbosa revelou que "cada diocese verá a forma concreta" como o fará.
Cerimónia de canonização de Bartolomeu dos Mártires terá lugar a 10 de novembro.
Homem de 25 anos foi detido pela PJ em Braga. O relicário continha os restos mortais do beato Bartolomeu dos Mártires e foi recuperado na quinta-feira.
Numa outra tentativa de assalto, a imagem de Nossa Senhora das Dores ficou "danificada".
A passagem do ciclone Idai destruiu aldeias e infraestruturas no país africano. Pelo menos 242 pessoas morreram.
Papa Francisco nomeou Senra Coelho como arcebispo de Évora.