Sábado – Pense por si

Marco Alves

Como Moedas ajudou a SIC a ir buscar 500 mil euros

Emails a que tivemos acesso mostram o gabinete do autarca a dar instruções à estação para a ajudar a pagar o Tribeca (só Robert de Niro cobrou 750 mil pelos direitos). Ao mesmo tempo, o DocLisboa arrancou sem apoios e sem conseguir sequer uma reunião na câmara.

Cyber Crónicas

Será que CHEGA?

O crescimento do Chega em Portugal tem deixado de ser uma anomalia política e passou a constituir um fenómeno estrutural no sistema partidário nacional. A sua ascensão está diretamente ligada a uma série de fatores, entre os quais se destacam as falhas persistentes dos partidos tradicionais — em particular, o PSD. 

Marco Alves

Espanha: a lama que salpicou a política

Populações de Valência foram vítimas de uma tromba de água bíblica e de uma teia de guerras partidárias que incluiu até negacionismos climáticos. Os Reis deram a cara à lama. E à fúria.

Alexandre R. Malhado

Como André Ventura criou o Chega

Era do PSD e votava em Sócrates, mas foi no populismo que vingou. Ressentido com uma “traição” de Montenegro, Ventura demitiu-se de vereador em Loures e criou o Chega com amigos – que já saíram do partido. Uma história com falsificações, dívidas pagas pelo próprio e “facadas nas costas”.

Rita Rato Nunes

Bloco escondido com referendo de fora

Movimento pela habitação sem filiação partidária recolhe assinaturas para travar alojamento local junto de associações com ligações a dirigentes de esquerda.

Bruno Faria Lopes

Guerra na Ucrânia. As ondas de choque na economia

Os dois anos de guerra são uma das razões para que a zona euro esteja perto de uma recessão, com os EUA a lucrarem nas armas. Na Rússia, as sanções esburacadas não travaram o financiamento da economia militar.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana