Sacar foi a palavra mais pesquisada no dicionário Priberam em 2025
A palavra mais pesquisada no dicionário online não tem relação direta com um acontecimento marcante.
A palavra mais pesquisada no dicionário online não tem relação direta com um acontecimento marcante.
O Ano em Palavras de 2025 oferece "uma visão plural do ano, cruzando política, diplomacia, cultura, arte, desporto, ciência, ambiente e temas sociais, compondo um retrato lexical, fotográfico e noticioso acessível".
Termos locais a tragédia do Elevador da Glória foi um dos temas mais procurados.
Ao contrastarmos o modelo português com os gigantes da inteligência europeia emerge uma assimetria profunda.
"Apagão" superou "imigração" e "flotilha" entre as palavras mais votadas de 2025 e sucede a "liberdade" (2024, ano dos 50 anos do 25 de Abril), "professor" (2023), "guerra" (2022) e "vacina" (2021).
'Top' três das palavras mais votadas de 2025 inclui "imigração", com 22,2% dos votos, e "flotilha", com 8%.
Respondemos a e-mails, a whatsapps, fazemos scroll no Instagram e quando damos conta passou tempo demais. Há cada vez mais pessoas com noção desta dependência e que quer libertar-se
A eletricidade começou a ser restabelecida pelas 07h00, hora local, 06h00 em Lisboa.
Maria Lúcia Amaral vai ter uma reunião com o ministro das infraestruturas "para decidir o retomar das funções do grupo de trabalho".
"Ouvi pelas notícias que iria haver da parte de dois sindicatos, um dos médicos e outro de enfermeiros, adesão à greve e nós naturalmente faremos aquilo que está previsto também na lei", ou seja, "garantir os serviços mínimos", afirmou a ministra da Saúde.
No seu novo romance, o escritor dispara em várias direções, da masculinidade às teorias da conspiração e à turistificação de Lisboa. Um livro para nos rirmos do presente.
Após terem capturado a cidade de Al-Fashir, no oeste do Sudão, a 26 de outubro, os paramilitares das Forças de Apoio Rápido parecem estar a dirigir a ofensiva para a região de Kordofan (centro) e para Cartum.
Até ao final de novembro pode votar através do 'site' www.palavradoano.pt.
A continuidade da operação da central "coloca claramente em risco toda a transição energética", disse o coordenador da campanha de Energia da Greenpeace, Francisco del Pozo, frisando que "prorrogar o encerramento é uma loucura, porque a hora é agora".
"Nós não queremos concorrer em preço, nós queremos concorrer em oferecer o que se chama 'value for money'", diz o presidente executivo da Vodafone.
O jornalista, que já vendeu mais de 4 milhões de livros, tem novo romance, sobre os efeitos terapêuticos dos psicadélicos.