Sábado – Pense por si

A potência dominante deixou de querer dominar

Mais do que uma medida económica, as tarifas são arma geopolítica com um potencial de “pensamento mágico” para o universo simplista e maniqueísta da esfera Trump. Há uma revolução em curso – e não é inteligente continuar a acreditar numa “moderação” de quem, em Washington, quer rebentar com alianças permanentes. O comércio internacional, enquanto o conhecíamos, acabou. Vem aí inflação alta e risco de recessão.

Vanda Marques

Um rei cruel ou estratega?

Não queria a violência dos cruzados, mas sabia que precisava deles para vencer. O rei sabia fazer alianças – até com os mouros – para garantir que o seu reino crescia.

Os mitos de D. Afonso Henriques

Era violento e lutou contra a mãe, mas também fez alianças com cruzados e mouros, pois sabia que precisava deles para povoar o território. Mais de 900 anos depois, partimos à descoberta do primeiro Rei português. E ainda: o boicote às marcas americanas; e a paz podre no PSD.

Vanda Marques

Os mistérios da vida de Afonso Henriques

Lutou contra a mãe, proclamou-se Rei e venceu batalhas impossíveis. Era alto e “desejável ao olhar”, mas só casou aos 37 anos. Fez alianças com cruzados, muçulmanos e com Castela. Sabia que precisava dos mouros para povoar e trabalhar em Portugal. Preparou a sucessão e quis ter sempre a filha Teresa por perto.

Diogo Barreto

O que ganha Putin com a reunião dos BRICS?

Mais de 20 líderes mundiais estão reunidos na Rússia para fortalecerem relações entre si. Putin tenta consolidar novas alianças para desafiar o Ocidente.

Liliana Garcia

As histórias dos casamentos cancelados

Nem sempre um pedido resulta em troca de alianças. Conheça três histórias de pessoas que puseram um ponto final no noivado pouco tempo antes de se realizar o enlace.

João Carlos Barradas

Hamas e Irão: uma aliança anti-israelista

O apoio político e militar iraniano foram fundamentais para desenvolver a capacidade bélica do grupo terrorista. Mas os islamistas palestinianos definem a sua própria estratégia e alianças.

Sónia Bento

Férias com bichos exóticos

Os irmãos Tiago e André têm cobras, iguanas e falcões. Fazem apresentações educativas, aniversários e até casamentos com uma coruja treinada para levar as alianças.

Raquel Lito

Os noivos que querem festa, mas fogem às tradições

Eles casam-se de fato de treino, elas de calças. Substituem as alianças por tatuagens e para evitar o desperdício usam a roupa da festa mais vezes. A tendência dos casamentos de 2023 são as anti-bride, cada vez mais irreverentes e famosas nas redes sociais.

A lagartixa e o jacaré

Espanha e Portugal

Uma realidade em Espanha, como em Portugal, é que sem maioria absoluta não vale a pena ser o maior partido. Não é que não se faça tudo para chegar lá, votos, alianças, promiscuidades, é que sem maioria absoluta os partidos “perdedores” aliam-se para impedirem o outro lado de governar.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30