Tratores, fumo e "foices". Começou o grande protesto dos agricultores em Bruxelas
São esperados mais de 12 mil agricultores dos diferentes Estados-membros. Confederação de Agricultores Portugueses também vai estar no protesto.
São esperados mais de 12 mil agricultores dos diferentes Estados-membros. Confederação de Agricultores Portugueses também vai estar no protesto.
Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.
Depois de um período mais letárgico, após as massivas manifestações do movimento Que Se Lixe a Troika e da Geração à Rasca, assistimos a greves e manifestações a correr nos vários setores da sociedade – dos professores, aos médicos e enfermeiros, passando pelos trabalhadores da cultura e do setor dos transportes…
Protestos tiveram epicentro em França, mas já se alastraram a outros países, incluindo Portugal.
IC1 em Setúbal e A25 em Vilar Formoso são apenas algumas das estradas bloqueadas. Na fronteira com Espanha ninguém entra ou sai. Juntam-se aos milhares que protestam pela Europa fora.
O protesto decorre um dia depois de o Governo ter anunciado um pacote de mais de 400 milhões de euros, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.
Convidando "toda a sociedade civil a estar presente e a apoiar esta causa", os agricultores portugueses afirmam-se "unidos e preparados para se defenderem do ataque permanente à sustentabilidade, à soberania alimentar e à vida rural".
Cedência de água do Alqueva a Espanha devido à seca pode causar prejuízos na lavoura alentejana, avisa Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo.
Gonçalo Lobo Xavier realçou que "este prolongamento é, de facto, muito interessante, mas é preciso continuar também a apoiar os agricultores portugueses".
Segundo dados da ASAE, as 46 tipologias de produto registaram, desde 17 de abril, uma redução de 9,67%. O Ministério da Economia revela que foram pagos cerca de 133,5 milhões a 85.786 agricultores.
Governo admitiu que 40% do País está em seca. Associações de agricultores apontam o dedo ao executivo por inação.
O Governo espanhol aprovou, em 27 de dezembro, a eliminação do IVA de alimentos básicos e ajudas às famílias, aos agricultores e à indústria de gás como formas de enfrentar a crise energética e a inflação provocadas pela guerra na Ucrânia.
O acordo de médio prazo para a melhoria de rendimentos, salários e competitividade foi assinado hoje em Lisboa pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelos representantes da Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP), da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
"Vemos que há grandes diferenças entre o preço pago ao produtor e o preço pago pelos consumidores", alerta Confederação Nacional da Agricultura.
Inquérito revela que representação das mulheres em associações empresariais é de apenas 19% e, embora estejam em maioria nas direções dos sindicatos, estão em minoria entre os associados das estruturas sindicais, representando 39% do total.
Já lhe chamaram a “Califórnia da Europa”. Mas um surto de Covid-19 revelou o lado “faroeste” do novo eldorado agrícola português. O negócio de milhões em exportações, que necessita de milhares de braços de trabalho importados, foi capturado por apenas uma multinacional: a Driscoll’s. Enquanto houver água. Viagem aos bastidores da exploração em Odemira.