
Um restaurante à boleia das serras transmontanas
Em Lisboa, o Plano celebra as raízes do chef Vítor Adão. Os novos menus de degustação foram apresentados em janeiro.
Em Lisboa, o Plano celebra as raízes do chef Vítor Adão. Os novos menus de degustação foram apresentados em janeiro.
Summavielle explicou aos deputados o que o levou a sair do CCB antes do término do último mandato, dando conta de "divergências políticas" com Pedro Adão e Silva e Graça Fonseca.
Ex-ministro da Cultura reconhece que falou a Elísio Summavielle (que recusou) e a Francisca Carneiro Fernandes (que aceitou) no interesse em contratar Aida Tavares, apoiante do PS e de António Costa, para diretora artística sem concurso. Antes tinha negado à SÁBADO e nas televisões qualquer interferência
"Acabaram os compadrios, 'lobbies' e cunhas que levaram à constituição da atual equipa do CCB", garantiu Dalila Rodrigues. SÁBADO denunciou cunha do antigo ministro.
Bandeira portuguesa desde que há memória, o bom cozido tem regras, mas tem também história. Os chefs Vítor Adão, Justa Nobre e o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes traçam-lhe as coordenadas.
Pedro Adão e Silva empenhou-se pessoalmente para que Aida Tavares, apoiante de António Costa e do PS, fosse contratada para diretora artística, acusa ex-presidente do CCB. Aida Tavares foi organizar um festival de €450 mil com amigos de longa data. Duas diretoras artísticas alegam ter ficado sem funções durante meses e sido forçadas a sair.
Mesmo sem as comparações cinematográficas, o ministro Pedro Adão e Silva tem, no essencial, razão. Se pensam que a CPI da TAP prestigiou o parlamento enganam-se.
"Não se compreendem inquirições noite fora, apreensões de telemóveis em direto, perguntas sobre com quem está a trocar mensagens de SMS (serviço de mensagens curtas) naquele momento e o tom inquisitório", frisou Pedro Adão e Silva.
O também deputado do PS reagiu às palavras de Pedro Adão e Silva numa entrevista à TSF e ao JN, em que o ministro considerou ter havido deputados a agir como "procuradores do cinema americano da série B da década de 80" na comissão de inquérito à TAP. Lacerda Sales pede que governante se retrate.
Pedro Adão e Silva e o produtor da curta reuniram na quarta-feira "e naturalmente que despesas inerentes à representação e à promoção nesta fase final dos Óscares serão assumidas pelos Ministério da Cultura", referiu fonte do gabinete do ministro, sem especificar o valor das mesmas.
A Fundação CCB volta assim a "gerir e a tomar posse" do edifício onde está instalado o Museu Coleção Berardo. Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, assegura que a coleção ficará em exposição no mesmo local, mudando apenas o nome do espaço.
A Plataforma Basta de Touradas lamenta que Pedro Adão e Silva "ignore o lado anacrónico, violento e cruel da tauromaquia" e pede ao Governo que tome uma posição sobre eventos como o que há uma semana vitimou um menor numa largada.
"Queria dar conta que na minha opinião é preciso mesmo revisitar a discussão do contrato de concessão da RTP nas suas várias dimensões", afirmou Pedro Adão e Silva.
A 14 e 15 de maio, o novo festival gastronómico Soil to Soul junta chefs como Marlene Vieira e Vítor Adão à preocupação ambiental e à animação cultural.
O presidente do SMMP, Adão Carvalho, referiu que o sindicato aproveitou o momento para apresentar da parte do MP "um conjunto de ideias e propostas para a Justiça".
Pedro Adão e Silva disse que "não se coloca neste momento" a revisão do Acordo Ortográfico, apesar das críticas, e enalteceu a riqueza do português em Angola.