Montenegro diz que será imperdoável se bloco europeu não fechar acordo com Mercosul
Acordo está a ser negociado há 25 anos e o primeiro-ministro considera que é "crucial" para o bloco comunitário.
Acordo está a ser negociado há 25 anos e o primeiro-ministro considera que é "crucial" para o bloco comunitário.
INE revela que as exportações portuguesas de bens caíram em outubro, após terem registado um disparo no mês anterior devido ao fim da "guerra de tarifas" entre a UE e os Estados Unidos. Importações de bens também diminuíram. Défice comercial agravou-se em 77 milhões.
Primeiro-ministro esteve esta manhã na conferência Millennium Portugal Exportador 2025.
O aumento de preço aplica-se aos novos medicamentos considerados "inovadores" e às compras feitas pelo serviço público de saúde do Reino Unido.
Washington espera que Tailândia e Camboja possam "chegar a uma solução para esta questão o mais rapidamente possível".
Ursula von der Leyen também deixou uma mensagem de otimismo antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
"Estamos prontos para continuar nesse caminho e aproveitar esses progressos quando os norte-americanos estiverem prontos", disse o primeiro-ministro canadiano.
EUA têm dirigido várias ameaças a Espanha por o país não investir 5% do seu PIB em defesa.
A subida de patamar da agressão de Putin na Ucrânia já estava a ser difícil de ignorar. As violações do espaço aéreo NATO foram o sinal para um despertar que deveríamos ter sido nós, europeus, a antecipar. Putin anotou, Trump assobiou para o lado
Nestes dias nem sequer valem hambúrgueres ou torresmos aos críticos de Ventura que não o consigam enfrentar com obra feita, seriedade e integridade.
Ursula von der Leyen vai fazer o seu quinto discurso do Estado da União, num ano marcado pela falta de consensos internos e dificuldade em assumir uma posição a nível internacional.
A isenção de tarifas para as exportações de produtos vinícolas era reivindicada particularmente por Itália e França, mas não consta nos detalhes do acordo entre o bloco político-económico europeu e Washington, hoje apresentados.
Líderes europeus estão esta segunda-feira em Washington para demonstrarem apoio a Kiev.
Os EUA vão aplicar o seu novo plano tarifário, que inclui um mínimo global de 10% e impostos a partir de 15% para os países que apresentem um excedente comercial com os EUA.
A reação surge num momento em que ambos os países manifestam otimismo sobre a possibilidade de estabilizar as relações comerciais, após terem recuado nas tarifas elevadas e nas restrições comerciais mais duras.
O ano de 2025 tem sido exigente para a Europa ao nível interno e externo e, mesmo com as baterias carregadas pelo tempo estival, será difícil esconder as dificuldades: apesar das aparências, tem havido mais desunião que união e, sem ela, o nosso futuro coletivo não será muito promissor.