
O que se aprende nas escolas com crianças imigrantes
A divulgação dos nomes de crianças estrangeiras colocadas numa escola lisboeta pelo Chega causou repúdio pelos pais, que salientam a riqueza cultural usufruída pelos filhos.
A divulgação dos nomes de crianças estrangeiras colocadas numa escola lisboeta pelo Chega causou repúdio pelos pais, que salientam a riqueza cultural usufruída pelos filhos.
Há turmas que não tiveram docentes da disciplina de que os estudantes vão ter exame nacional no final do 2º ciclo e no 12º ano. São os pais que estudam com os filhos e outros têm de recorrer a centros de explicação para os alunos não serem prejudicados por não terem quem lhes dê aulas.
O modelo atual dá às escolas autonomia para definirem os dias em que as provas se vão realizar, referindo apenas períodos de tempo entre os quais o processo das ModA deve estar completo. Ainda assim alguns estabelecimentos terão de deixar os restantes alunos sem aulas.
Na escola, em Setúbal, desarmou os bullies pelas piadas. Nos tempos de faculdade, mudou-se para um T1 comprado pelos pais, na Graça, em Lisboa, onde fez remodelações sistemáticas – até afagou o chão. Desistiu do Design para ser ator e, entre os alvos das imitações, tem em Mário Centeno um fã. Reparte as atenções pelas filhas (Inês, de 18 anos, e Elisa, de 9), pela companheira (a atriz Beatriz Barosa), pelas viagens, pelas obras e pelos Legos.
Cerca de 120 mil alunos portugueses têm dificuldades em ler e em processar informação. A lei prevê que a escola dê apoio, mas muitas não recebem o acompanhamento adequado. Foi o que aconteceu a Carlota Martins.
A orientadora parental alerta que é crucial ver a série para se refletir a violência contra as mulheres. É urgente reforçar o "respeito pelo ser humano" e não permitir discursos radicais.
Um miúdo foi agredido com violência por um colega numa escola da Moita, em Almada. Os pais apontam para a falta de assistentes operacionais e professores de educação especial; os especialistas pedem tolerância zero.
Não se faz aqui uma apologia do sorriso permanente, passivo e acrítico, mas sim do sorriso como modo de estar que, por nos aproximar uns dos outros e do espanto que advém da singularidade humana, nos ajuda a lidar com a vida.
Há qualquer coisa de milagroso numa boa piada. É um conjunto de palavras ditas de uma maneira muito específica que, juntamente com os silêncios certos, pode desencadear uma faísca invisível que nos liga a quem contou a piada, e, por um momento, a toda a gente que se riu dela.
Ana Cristina Santos dá apoio a 2.500 alunos de diferentes idades. Acompanha crianças com autismo, resolve conflitos, apoia os alunos estrangeiros e trabalha para que não desistam da escola.
Ser Diretor de Turma em plenitude de funções é uma missão tão inalcançável quanto imprescindível. Na atarefada vida de escola, fica sempre algo por fazer, um projeto por realizar, uma palavra por dizer.
A judoca portuguesa, 9ª classificada em Tóquio 2020 e atual 10ª do ranking mundial, acredita que é possível ganhar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Paris, que se realizam entre 26 de julho e 11 de agosto. Em entrevista, conta como começou na modalidade, fala dos treinos, dos maiores êxitos, das mais de 100 técnicas de combate que desenvolveu e da luta contra a balança, "o primeiro adversário" dos judocas.
Em 2024/25, o Agrupamento de Escolas Visconde Juromenha, numa zona desfavorecida, quer avançar com aulas de ucraniano para os seus alunos além do novo campo de râguebi. "A escola funciona como o detetor de problemas, mas não conseguimos resolvê-los sozinhos", explica a diretora Paula Simões.
Os que não consideravam assim tão trágica a vitória da extrema-direita, mesmo que não votassem nela, estão agora arrepiados com os resultados do senhor Mélenchon como se isso fosse pior, ou uma mesma coisa. Não é, até porque Mélenchon dificilmente governará.
Quais são as empresas mais atrativas em Portugal para jovens licenciados? E as profissões mais bem pagas ou com benesses extrassalariais? E o que é fundamental para ser recrutado? Fomos falar com dezenas de empresas, com especialistas e jovens contratados para perceber o que faz a diferença para quem oferece e quem procura o primeiro emprego.
No ensino tradicional conversas de esclarecimento mútuo são secundárias, guardadas para algum tempo morto da aula, quando não completamente remetidas para o bar da escola.