
Milhares de pessoas comem ração de animal para sobreviver no Sudão
A crise humanitária em El Fasher, no Sudão, fez com que as pessoas, incluindo crianças, começassem a ingerir comida para animais para combater a fome.
A crise humanitária em El Fasher, no Sudão, fez com que as pessoas, incluindo crianças, começassem a ingerir comida para animais para combater a fome.
Uma das diferenças entre a brutalidade em Gaza e outras guerras é a nossa proximidade, tácita ou concreta, do lado que está a aplicar a “regra de Hama”.
"Os conflitos continuam a disseminar a fome em Gaza, no Sudão e em outros territórios. A fome alimenta a instabilidade e mina a paz", lamentou o secretário-geral da ONU.
A caminho do terror, Osama bin Laden cumpriu uma paragem por Lisboa. Anos antes dos ataques do 11 de Setembro, o fundador e líder histórico da Al-Qaeda viajou até Portugal para estabelecer contactos misteriosos com pessoas e instituições. A SÁBADO conta tudo.
Para a competição principal do festival foi escolhido o filme "As Estações", de Maureen Fazendeiro, "uma viagem pela história real e inventada" do Alentejo e "dos povos que ali viveram".
A Síria, governada pelo clã Assad há várias décadas, está sujeita a sanções internacionais desde 1979. Estas sanções foram reforçadas depois de o regime de Bashar al-Assad ter reprimido os protestos pró-democracia em 2011, que desencadearam a guerra.
Medida entra em vigor a partir da próxima segunda-feira e visa turistas provenientes de países como Guiné Equatorial, Afeganistão ou Irão.
"Não podemos ter uma imigração aberta de países que não podemos controlar e filtrar de uma forma segura e fiável", defendeu o presidente dos EUA.
O fotógrafo brasileiro, que retratou a preto e branco o sofrimento humano e a beleza e agonia da natureza, morreu aos 81 anos.
Prelado de 76 anos era um dos colaboradores mais próximos de Francisco, mas acabou suspenso para a vida de todos os cargos públicos e condenado a cinco anos e seis meses de pena no caso de corrupção que abalou o Vaticano. Papa não queria que participasse no Conclave, mas ele defende que os seus direitos não estão suspensos. Como vai ficar este caso?
O professor da Universidade de Coimbra, filósofo e padre católico acredita que Francisco será lembrado pela defesa da paz, fraternidade e ecumenismo, bem como das "periferias geográficas e existenciais".
Quase 150 países reconhecem o Estado palestiniano. Em maio de 2024, a Irlanda, a Noruega e a Espanha avançaram, seguindo-se a Eslovénia em junho.
O palácio presidencial e os edifícios governamentais, no centro de Cartum, entre outros edifícios vitais, incluindo o aeroporto internacional, bem como vários bairros estratégicos da capital, estavam controlados pelas RSF, desde o início da guerra no Sudão, em abril de 2023.
O principal objetivo de Donald Trump é conseguir acabar com a guerra, independentemente do que isso significar para a segurança na Ucrânia, ao mesmo tempo que garante um acordo para explorar as terras raras ucranianas.
O bispo de Roma deu "graças a Deus" pela "oportunidade de partilhar no corpo ou no espírito a condição de tantas pessoas doentes e sofredoras".
O cardeal português celebrou uma missa em que alertou para os "novos muros a serem erigidos" e mencionou que os artistas "são chamados a construir pontes, a criar espaços para o encontro e o diálogo".