Grupo 1143 recebeu pagamentos de neonazis da Alemanha, Rússia e EUA
Autoridades acreditam que extremistas foram financiados com dinheiro estrangeiro. SÁBADO revela os 10 grupos de extrema direita ativos em Portugal
Autoridades acreditam que extremistas foram financiados com dinheiro estrangeiro. SÁBADO revela os 10 grupos de extrema direita ativos em Portugal
"A Rússia não está disponível para encetar novas negociações. Mas acho que a urgência da Ucrânia, neste momento, também não é assim tão alta, porque seria preciso formalizar e cristalizar, pelo menos, um conjunto muito mais robusto e mais sólido de garantias de segurança", destaca a especialista em Política Internacional Daniela Nunes, no NOW.
O geopolítico Afonso Moura reagiu no NOW a mais um ataque russo contra a Ucrânia, numa altura em que seguem as negociações trilaterais entre Kiev, Moscovo e Washington. "Muitos pensam que quando a Rússia recua - também por causa da pressão das tropas ucranianas - fica mais exposta. Ora, a Rússia recuando e não controlando tanto território nas fronteiras ucranianas de 1991 acaba por conseguir puni-la desde longe. E isso é algo extremamente duro", disse.
Kiev, Dnipropetrovsk, Kharkiv, Sumi e Odessa foram os alvos desta mais recente ofensiva aérea russa.
As sanções da União Europeia contra a Rússia visam atualmente mais de 2.700 indivíduos e empresas.
Novas datas foram avançadas este domingo por Volodymyr Zelensky.
Em profunda crise energética e económica, Cuba tem dependido fortemente da ajuda estrangeira e de carregamentos de petróleo de aliados como o México, a Rússia e, anteriormente, a Venezuela.
Os ataques noturnos da Rússia tiveram como alvo 15 locais diferentes tendo a Força Aérea ucraniana abatido 80 drones.
A cedência de território, garantias de segurança e quando os combates devem cessar são as três questões centrais e nas quais os dois lados estão sob discórdia.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas para decidir novas sanções à Rússia e aos responsáveis pela repressão no Irão, devendo também discutir a situação na Síria, Palestina e República Democrática do Congo.
A Rússia continua a atacar diariamente a Ucrânia, causando vítimas civis e afetando, em particular, as infraestruturas energéticas.
Pelo menos duas pessoas morreram devido ao ataque a uma localidade da província de Donetsk (leste), parcialmente ocupada pelas forças russas.
Tribunal Constitucional rejeitou o recurso da autarquia.
A cidade de Murmansk, no norte da Rússia, foi atingida por um grande apagão após problemas com a rede elétrica devido a uma espessa camada de gelo que se formou nas linhas de energia e ao vento forte que fez com que as estruturas caíssem.
Ataques ocorreram durante a madrugada de sábado, numa altura em que a Ucrânia, Rússia e Estados Unidos reúnem-se nos Emirados Árabes Unidos para um segundo dia de conversações com o objetivo de pôr fim à guerra que já dura há quase quatro anos.
O líder norte-americano explicou que a guerra entre a Ucrânia e a Rússia "não afeta tanto" os Estados Unidos.