Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

A rua ainda conta nas campanhas eleitorais? Sim, como cenário para as TVs

Marcelo Rebelo de Sousa diz à SÁBADO que esta será a campanha "em que a rua tem menos significado" e quer mais empenho dos partidos em ações de proximidade com os eleitores. A rua já não conta para mobilizar multidões, como no passado, mas continua a ser crucial noutro tabuleiro: a narrativa que passa nas televisões.

Lusa

Petição para tornar violação crime público perto das 125 mil assinaturas

O objetivo é sensibilizar a AR para a "urgência" de legislar "mais uma vez, sobre medidas mais eficazes de prevenir e de reprimir crimes de violência contra as mulheres, com alterações ao Código Penal no que respeita à violência sexual e bem assim no que concerne à violência doméstica, sobretudo nos casos em que se verifica homicídio nesse contexto".

António José Vilela

Era uma vez uma entrevista que quase destruiu Carlos Alexandre

A guerra fratricida dos juízes, os pormenores incríveis dos processos disciplinares, as jogadas de bastidores de magistrados, advogados e jornalistas, as escutas e queixas de corrupção, tudo isto e muito mais ficou registado em documentos e na memória de testemunhas privilegiadas. Entre 2015 e 2022, o Tribunal Central foi o mais influente e polémico do País.

Rita Rato Nunes

Os alunos de que as empresas precisam

Quais são as empresas mais atrativas em Portugal para jovens licenciados? E as profissões mais bem pagas ou com benesses extrassalariais? E o que é fundamental para ser recrutado? Fomos falar com dezenas de empresas, com especialistas e jovens contratados para perceber o que faz a diferença para quem oferece e quem procura o primeiro emprego.

Marco Alves

Almoços, suítes e viagens: as despesas de Basílio Horta

Depois de Isaltino Morais em Oeiras, estas são as contas de dez anos do autarca do PS de Sintra. Faturas mostram menos opulência (embora haja ostras, lagosta, champanhe e vodka), mas a mesma falta de informação sobre o motivo das refeições e quem esteve à mesa.

5
Nuno Tiago Pinto

Rui Pinto acusado pelo MP de piratear os emails do Benfica

O Ministério Público responsabiliza o hacker pela devassa do sistema informático do Benfica e posterior entrega de caixas de correio eletrónico ao diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques. Entre as vítimas deste novo processo – que imputa ao hacker de um total de 377 crimes informáticos – estão procuradores, juízes, advogados, empresas de Isabel dos Santos, a Liga de Clubes e jornalistas. Na próxima semana Rui Pinto conhece a sentença no caso Football Leaks

Alexandre R. Malhado

Caso Galamba. SIS em “desvio de funções”

Secretas intervieram na recuperação do portátil de ex-adjunto. Juristas questionam legalidade da atuação do serviço, liderado por um espião com ligações ao PS e PSD.

Alexandre R. Malhado

Quando os deputados são empresários

Mais de 22% dos deputados não têm exclusividade. Gerem restaurantes e supermercados, tratam de jardins e são administradores em grandes empresas.

António José Vilela

Microsoft Portugal é o alvo nº 1 da Polícia Judiciária

Mas há muitos outros: são dezenas de câmaras e (ex-) autarcas, incluindo a atual ministra da Agricultura, que, durante anos, terão aceitado convites para passearem e visitarem – com boa parte dos custos pagos – A sede da multinacional em Seattle, nos EUA. Investigação criminal está centrada em suspeitas de corrupção e recebimento indevido de vantagem.

Margarida Davim

E você, também foi aldrabado por Sócrates? O que sentem os socialistas

Foi a pergunta que fizemos a dezenas de socialistas, depois de o próprio António Costa ter assumido: “Sócrates aldrabou-nos” – no plural, ao PS. Fê-lo na biografia de Mário Soares, de Joaquim Vieira, que a SÁBADO distribuiu. Entre as respostas socialistas há sins, nãos e ainda um gigantesco tabu.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana