
Reprivatização da Efacec pode custar €564 milhões em financiamento público
Auditoria do Tribunal de Contas "concluiu que a nacionalização foi realizada sem fundamentação, técnica e independente, do interesse público".
Auditoria do Tribunal de Contas "concluiu que a nacionalização foi realizada sem fundamentação, técnica e independente, do interesse público".
Os trabalhadores da Global, os seus bravos jornalistas, merecem soluções rápidas para a crise que enfrentam. Mas também merecem que se faça justiça, punindo quem os conduziu ao abismo.
A história que levou o erário público a empenhar 360 milhões de euros na EFACEC não começa na nacionalização decidida em 2020. Envolve a família Mello, a banca, uma “princesa” angolana – e a típica gestão no Estado.
Pedro Nuno Santos explica que acordo com David Neeleman era a melhor hipótese para recuperar o controlo da TAP, evitando os riscos de uma nacionalização.
Um membro do governo russo propôs a nacionalização das fábricas que suspenderam as operações no país, devido à invasão da Ucrânia.
"António Costa, pela forma como tratou David Neeleman, demonstra a arrogância com que trata os empresários", argumentou Francisco Rodrigues dos Santos.
Comunistas recordam que já tinham proposto a nacionalização da empresa de handling como única maneira de "ultrapassar a presente crise" e que trabalhadores estão a viver uma "situação de profunda instabilidade".
As avaliações sobre a indemnização a pagar dão um valor negativo à participação que passou a ser pública em julho do ano passado.
Entre os candidatos estão cinco empresas da área industrial: duas portuguesas e três estrangeiras. Governo garante que não vai privilegiar o encaixe financeiro e que na altura da nacionalização o valor da empresa era “negligenciável”.
Empresário tinha apresentado a candidatura no sábado, com a Iniciativa Liberal a negar uma coligação com o PSD e Carlos Moedas. Sai por "motivos pessoais", após ter divulgado um artigo em que considerava a “nacionalização da TAP” uma “excelente opção”.
A Winterfell, que detinha a participação da Efacec que foi nacionalizada, argumenta que não foi ouvida antes desta decisão tomada pelo Governo, ao contrário dos restantes acionistas.
O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, garante que o Estado não vai assumir quaisquer responsabilidades pelas dívidas de Isabel dos Santos à banca.
Para o secretário-geral do PCP, a decisão do Governo, de avançar com a nacionalização de um "empresa estratégica para o país e para esta região norte", e posterior reprivatização, "não responde aos interesses nacionais".
O Presidente da República considerou a Efacec como "uma empresa importante, em termos científicos, tecnológicos e de projeção no estrangeiro".
"Como sabem, a solução para a TAP não passou pelo Presidente da República, uma vez que não foi uma nacionalização, caso em que eu teria muitas dúvidas em assinar", revelou o Presidente.
Partido insiste que só uma nacionalização total da companhia aérea pode evitar que venha a ser "um apêndice de uma qualquer empresa estrangeira".